TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geo diversidade e Origem da Terra

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Geodiversidade e Origem daTerra

Geodiversidade é um termo novo, que surgiu perante os anos 90, que com o assar dos anos se consolidou. Segundo Eberhard (1997) “geodiversidade é a diversidade natural dos aspectos geológicos, do relevo e do solo.” Já Stanley(2001) concebe geodiversidade como as diferenças das paisagens naturais com relação aos processos geológicos.

No Brasil, esse conceito está voltado com mais frequência ao planejamento territorial, mas também ao estudo de geoconservação. Xavier Silva e Carvalho Filho(2001) concebem o conceito de geodiversidade como variabilidade das características ambientais de uma determinada área geográfica. Veiga(1999) expressa geodiversidade como as particularidades do meio físico, compreendendo rochas, relevo, solo, água e clima.

Baseada nessas proposições, a CPRM, diz que a geodiversidade, nada mais é que o estudo do meio abiótico, variedades dos ambientes, composição e os processos que propiciam a vida na terra.

A Biodiversidade, depende da geodiversidade, uma vez que as rochas inteperizadas, com ação dos agentes geológicos, contribuem para formação dos solos, onde estão disponíveis nutrientes e sais para as plantas.

O conceito de Diversidade geológica é a parte abiótica da terra. Como a geologia estuda terre, com sua formação entre outros, com bases nesses estudos podemos reservar nossos recursos nossos habitats.

Sobre a origem da terra e do Universo, a teoria mais aceita até hoje é a da explosão cósmica, o “Big Bang”, que haveria acontecido essa explosão e com isso a formação dos continentes, estrelas, planetas e o sol, tudo isso há 13 ou 14 bilhões de anos atrás. Com isso acontecem várias transformações na Terra, por causa das atividades geológicas, vulcanismo, os terremotos e etc. Esses são advindos dos mecanismos térmicos, que se dividem em agentes internos (temperatura térmica do núcleo) e Externos (o Sol).

A Terra é um sistema aberto que troca energia e massa com o seu entorno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com