TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Psicologia

Resenha: A História Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

História da Psicologia

A primeira ciência que se conhece desde as épocas mais remotas é a filosofia. Esta ciência tem por objetivo a reflexão, o questionamento, a crítica, a fim de obter da inteligência a sabedoria.

A psicologia é uma ciência comprovada que tem suas origens na filosofia.

Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história, pois os povos desde a antiguidade sempre manifestaram a preocupação com os problemas da alma e da vida humana. Vários pesquisadores afirmam que o primeiro manual de psicologia vem da Grécia (390 A.C.), onde Aristóteles escreveu sobre a alma. È sua a tese de que o todo vem antes das partes e é, portanto mais que a somatória das suas partes. Outros filósofos e cientistas marcaram sua importância como Santo Agostinho em 354 (método da auto- observação e o da descrição da experiência interior), John Looke (papel das impressões sensoriais no desenvolvimento das experiências), etc.

Até o século X a psicologia era praticada de forma especulativa teórica e julgava-se que se solucionavam todos os problemas pensando. A princípio falava-se sobre o mundo físico, a realidade externa e mais tarde falava-se do mundo das idéias, da consciência.

Não podemos esquecer que a igreja católica era a autoridade e as ciências naturais eram vistas por ela como perigo aos seus ideais. As pessoas que a praticavam eram vistas com reputação duvidosa ou mesmo considerados mágicos e feiticeiros.

Com Charles Darwin e sua teoria da Genética e hereditariedade (A origem das espécies), todas as ciências deram impulso a modernização e inclusive a psicologia, criando novas áreas de pesquisas como a psicologia do desenvolvimento, animal, aspectos afetivos, influência da hereditariedade no meio ambiente, etc. A partir de 1880 com a criação do laboratório experimental dos fenômenos da consciência, inúmeros cientistas desenvolveram suas pesquisas e teorias acerca das mais diversas áreas da mente.

No século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo, destaca-se o papel da ciência, e seu avanço torna-se necessário para dar respostas e soluções praticas no campo da técnica industrial. O conhecimento torna-se independente da fé, a racionalidade do homem aparece. A noção da verdade passa a contar com o aval da ciência. Os problemas e temas da psicologia passam a serem investigados pela fisiologia e neurofisiologia, pois era necessário compreender o funcionamento da maquina de pensar humana: o cérebro.

A partir daí, a psicologia passa a definir seus objetos de estudo, delimitar seu campo, formular métodos e teorias.

Surgem as primeiras escolas de psicologia:

Funcionalismo: procura compreender como funciona a consciência através do seu modo de adaptar-se ao meio;

Estruturalismo: procura entender a consciência através do sistema nervoso central;

Associacionismo: todo o comportamento tende a se repetir, se nos o recompensamos

PRINCIPAIS TEORIAS DO SECULO 20

Behaviorismo: Comportamento - afirma que a única fonte de dados sobre o ser humano era o seu comportamento, o que as pessoas faziam e o que diziam. Esta concepção valorizou os experimentos com animais, cujo comportamento mais simples facilita a investigação e possibilita conclusões transponíveis para seres humanos. O condicionamento era a base para explicar toda a aprendizagem. O ambiente tinha papel primordial na formação da personalidade.

Gestalt: Esta linha afirmava que as outras linhas tinham o individuo como um ser passivo. Para esta linha o todo e mais do que a soma das partes.

Psicanálise: É a linha mais conhecida pelo publico, apesar de não ser compreendda.

Quem fundou esta linha foi um medico alemão chamado Sigmund Freud. Insatisfeito com os tratamentos para tratar desordens mentais, passou a investigar as origens mentais dos comportamentos. Divulgou a motivação para o comportamento, a importância da primeira infância na formação da personalidade, deu grande ênfase a sexualidade do individuo o que gerou grande polemica na época.

Esta abordagem explicou o comportamento humano de forma radicalmente diversa das demais. Pela ausência de experimentação, costumam ser rejeitadas pelos cientistas de laboratório, mas o clinico tende a apoiá-la.

Humanismo: É um movimento mais recente em psicologia. Enfatiza a necessidade de estudar o homem e não os animais, os indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com