TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Psicologia

Dissertações: A História Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. 10

1.1 PRIMEIRO ARTIGO 10

1.2 SEGUNDO ARTIGO 12

1.3 OBJETIVO 16

1.4 PARECER 16

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar alguns detalhes da origem da Psicologia, que consiste em explicar qual é o seu foco de estudos.

Será realizada a comparação entre dois artigos e serão detalhadas as suas semelhanças e diferenças.

A ideia central do trabalho apresentado é entender a história da psicologia, pois para entender de fato o conceito de um tema, é necessário estudar e interpretar de forma clara quais são as origens e a história, pois este é ponto de partida para que as pesquisas e trabalhos sejam desenvolvidos com qualidade.

1. A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.

1.1 PRIMEIRO ARTIGO

"A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta" Com essa frase descreveu Hermann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje, desde a antiguidade, pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana, a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 tendo publicado seu livro "Principles of Physiological Psychology" em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Mas outra perspectiva se delineava, o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro "The Principles of Psychology (1890)" - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte.

O primeiro artigo explica que as raízes da psicologia surgiram dos filósofos. A filosofia consiste no estudo do pensamento e o seu desenvolvimento, verifica como as ideias influenciam os acontecimentos e como ocorre o contrário, é comum recorrer há acontecimentos passados para esclarecer alguns fatos atuais, a semelhança existente entre filosofia e psicologia é o fato de ambos estudarem a mente humana.

A psicologia tem como foco a análise das ações, o porquê dessas ações, qual o fundamento das atitudes de cada pessoa, quais as percepções dos indivíduos, então tem o foco direcionado totalmente as ações humanas, a diferença que está teoria tem um foco geral, que todos os indivíduos, as diversas reações que cada um por ter.

1.2 SEGUNDO ARTIGO

O segundo artigo mostra que a psicologia foi influenciada pelo momento histórico em que aconteceu como exemplo, no século VIII A.C ocorreu à construção das primeiras cidades-estados e conquistas de novos territórios, isso exigia das pessoas uma organização social, esses avanços mobilizou os indivíduos para que se ocupassem com as coisas do espírito.

Na tentativa de regularizar a psicologia, os filósofos gregos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com