TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS POSITIVAS PARA LÍDERES E LIDERADOS FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS POR LIDERANÇAS POSITIVAS

Por:   •  19/8/2020  •  Monografia  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP DE SOROCABA

Pós-Graduação em Psicologia Organizacional

PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS POSITIVAS PARA LÍDERES E LIDERADOS FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS POR LIDERANÇAS POSITIVAS

Rita Pereira da Silva Diniz

Orientador: Dr Richard Flink

Sorocaba

Março / 2019

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        2

2 - OBJETIVO GERAL        3

2.1 – Objetivos específicos        3

3 - JUSTIFICATIVA        4

4 - REVISÃO TEÓRICA        5

5 - METODOLOGIA        8

6 - CRONOGRAMA        9

7 -BIBLIOGRAFIA        10

1 - INTRODUÇÃO

A liderança positiva faz a diferença dentro das organizações é fundamentada na psicologia positiva, e cientificamente comprovada os seus resultados dentro do contexto empresarial. E acordo com a Psicologia Positiva, a adoção de características psicológicas positivas e uma perspectiva otimista da vida resultam em efeitos benéficos tanto a nível psicológico quanto fisiológico. Esses efeitos acabam por motivar o indivíduo e, consequentemente, fazem aumentar a sua produtividade enquanto trabalhador. Por isso, as organizações, e áreas administrativas ligadas ao estudo das lideranças, começaram a se interessar pelo estudo desta corrente psicológica, procurando compreender os indivíduos que atuam nas organizações para que possam ganhar em contentamento enquanto a empresa ganha em produtividade e lucratividade (MARTINEZ et al., 2007).

Daí a importância de estudarmos os estilos de liderança mais eficazes para o contexto empresarial e gerencial da atualidade, bem como compreender a relevância das características psicológicas positivas tanto para líderes quanto para liderados. Acreditando que a liderança positiva tem potencial de alavancar resultados dentro de um contexto empresarial, Para tanto, realizei uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, onde se buscou na literatura por informações acerca dos temas da Psicologia Positiva, Características Psicológicas Positivas e Liderança Positiva.

Procurando não apenas entender a importância da Psicologia Positiva e das Características Psicológicas Positivas para o funcionário, mas para os próprios líderes e gestores, acreditando que essas emoções positivas representam um ganho para todas as pessoas, independente do grau hierárquico, servindo, inclusive, como uma ferramenta essencial para as empresas que desejam continuar competitivas no acirrado mercado da atualidade.

2 – OBJETIVO GERAL

Compreender a relevância das Características Psicológicas Positivas tanto para líderes quanto para liderados, e analisar a importância da liderança positiva no desenvolvimento das equipes de trabalho em contrapartida com as demais formas de liderança.

2.1 – Objetivos específicos

  1. Analisar a noção de Psicologia Positiva, sua história, conceitos, principais características e aplicabilidade, bem como descrever as principais Características Psicológicas Positivas;
  2. Analisar as características gerais dos mercados produtivos da atualidade, identificando as novas características de gestão e liderança demandas das organizações nesse novo contexto, bem como compreender onde se inserem as noções de Psicologia Organizacional e Liderança Positiva nesse cenário;
  3. Localizar na literatura outros estudos que possam relacionar a importância das Características Psicológicas Positivas não só para o benefício dos liderados, mas também para líderes e empresas, demonstrando com dados estatísticos os ganhos em produtividade, contentamento e bem-estar que o uso da Psicologia Positiva sugere.


3 - JUSTIFICATIVA

Com o desenvolvimento do capitalismo contemporâneo e o acirramento da competitividade das organizações e mercados, é cada vez mais importante que as empresas que desejam ganhar espaço apliquem políticas de gerenciamento e liderança modernas, democráticas, voltas não apenas para o lucro, mas para o bem-estar dos seus funcionários. Porque isso, segundo diversos estudos, é justamente o que garante lucratividade e longevidade das empresas atualmente.

Daí o interesse em estudar a questão e compreender a relevância das Características Psicológicas Positivas e da Liderança Positiva no contexto das novas demandas de mercado e de gerenciamento de pessoal.


4- REVISÃO TEÓRICA          

A Psicologia Positiva afirma que as características psicológicas positivas e a adoção de uma perspectiva otimista diante dos fatos da vida, resultam em efeitos benéficos não só a nível psicológico como também fisiológico. Esses efeitos teriam a capacidade de potencializar a motivação, e consequentemente, a produtividade dos indivíduos. Isso porque, como consequência do ganho no nível do desenvolvimento pessoal gerado por essas emoções e perspectivas positivas, há também um aumento do desenvolvimento organizacional, uma vez que a organização é resultado direto da soma dos indivíduos que a compõe (MARTINEZ et al., 2007).

O movimento da Psicologia Positiva nasceu formalmente em janeiro de 2000, com a publicação “Special Issue on Happiness, Excellence, and Optimal Human Functioning” no “Journal of the American Psychological Association”. Através desse artigo, os autores explicavam que essa corrente psicológica buscaria o entendimento das construções e fatores que permitiriam o florescer de indivíduos, comunidades e sociedades. Com isso, se inicia um novo modo de ver da psicologia, não mais centrado em focar no problema, na doença e nas piores coisas da vida, mas esforçando-se em dar uma maior atenção à construção das qualidades, dos sentimentos e dos afetos positivos (CORRÊA, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com