TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DO IDOSO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Ensaios: A INCLUSÃO DO IDOSO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

EXCLUSÃO SOCIAL

A exclusão social é um tema que vem sendo constantemente debatido em todo o mundo, especialmente nos grandes centros, onde a desigualdade principalmente social é uma marca registrada. De acordo com Dupas (1998), a exclusão social pode ser caracterizada, principalmente por uma situação de não realização de algumas ou de todas estas dimensões. É o “não ser”, o “não estar”, o “não fazer”, o “não criar”, o “não saber” e/ou o “não ter”.

Esta formulação permite ainda estabelecer a relação entre a exclusão social, entendida desta forma abrangente, e a pobreza, que é basicamente a privação de recursos (exprimindo-se nomeadamente ao nível da exclusão social do fazer, do criar, do saber e/ou do ter), ou seja uma das dimensões daquela. (DUPAS, 1998).

Ainda Segundo Dupas (1998), a exclusão surge com o substancial aumento das desigualdades sociais que acompanham o crescimento econômico. O exercício pleno da cidadania significa que, como membros de uma sociedade, somos dotados de direitos políticos e civis, mas também temos garantias quanto à satisfação dos direitos inerentes à dignidade e necessidades humanas (DUPAS, 1998).

Dupas (1998) traz que na definição de exclusão social está implícita a idéia do seu oposto, designado por integração social ou inserção social. O trabalho exerce um papel integrador na sociedade, daí que um emprego, mesmo que precário e mal pago, é preferível ao desemprego, mesmo que a este corresponda um subsídio de desemprego razoável (DUPAS, 1998).

A fase extrema da exclusão social é caracterizada, não só pela ruptura com o mercado de trabalho, mas por ruptura familiares, afetivas e de amizade. A pobreza (que consiste numa situação dinâmica de privação, por falta de recursos) apresenta-se como uma forma de exclusão, porventura a mais visível, na medida em que o pobre é excluído de sistemas sociais básicos em relação aos quais se define a exclusão social. Estes sistemas sociais referem-se aos domínios social, econômico, institucional e territorial, e às referências simbólicas. (SACHS, 2004).

Segundo Sachs (2004), a exclusão social abrange formas de privação não material, ultrapassando a falta de recursos econômicos (que caracteriza a pobreza). A falta de recursos sociais, políticos, culturais e psicológicos são considerados pelo conceito de exclusão social e são importantes enquanto dimensões estratégicas de análise. Alfredo da Costa identifica os seguintes tipos de exclusão social: econômico, social, cultural, de origem patológica e comportamentos autodestrutivos. (SACHS, 2004).

Assim, ainda acordo com Sachs (2004), a exclusão configura-se como um fenômeno multidimensional, na medida em que coexistem, dentro da exclusão, fenômenos sociais diferenciados, tais como o desemprego, a marginalidade, a discriminação, a pobreza, o estigma, etc. As sociedades européias debatem-se, presentemente, com alguns tipos de problemas sociais que têm vindo a preocupar cada vez mais os poderes públicos e os cidadãos em geral (SACHS, 2004).

10.1.2 INCLUSÃO SOCIAL

Barbosa e et al (2005), define inclusão social como sendo uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade. (BARBOSA e et al, 2005).

A expressão “inclusão social” tem sido bastante veiculada e discutida pelos mais amplos e diversos setores sociais. Há vários conceitos para esse termo, mas existe uma unidade, isto é, um ponto em comum: a inclusão social introduz um novo horizonte para a sociedade, pois indica outra etapa no processo de conquista dos direitos por parte dos mais diversos segmentos sociais, tais como, pessoas portadoras de necessidades especiais, os explorados, excluídos e discriminados em razão da raça, do sexo, da orientação sexual, da idade, da origem-etnia, etc. (BARBOSA e et al, 2005).

Sanchs (2004) traz que sendo a inclusão social processo de conquista de direitos, resta inegável a sua vinculação ao dia, em que foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o dia 10 de dezembro de 1948, pela Assembléia das Nações Unidas – ONU. Ora, a designação do dia 10 de dezembro como o “Dia da Inclusão Social” significa marcar essa data com ações voltadas para a promoção e conquista dos direitos humanos. Trata-se de designar um momento para a reflexão sobre um conjunto de políticas, projetos e atividades; preventivos e estruturantes, que objetiva construir uma cultura de direitos humanos em nosso país. (SANCS, 2004).

Para Batista e et al (2008), a melhor maneira de compreender a inclusão social é entendê-la no sentido prático, de fazer da inclusão social a vida real das famílias e das comunidades – como ponto de partida para a melhoria das condições de vida dos excluídos, prevendo a redução das desigualdades sociais. É padrão a definição de “inclusão social” como sendo “o processo mais aperfeiçoado da convivência de alguém, tido como diferente, com os demais membros da sociedade, tidos como supostamente iguais. (DUPAS, 2008).

“Ainda Segundo Dupas (2008), a sociedade se prepara e se modifica para receber a pessoa portadora de deficiência, em todas as áreas do processo social (educação, saúde, trabalho, assistência social, acessibilidade, lazer, esporte e cultura)”. O pesquisador Romeu Kasumi Sassaki conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. (DUPAS, 2008).

A “inclusão social” constitui, então, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidade para todos. (BARBOSA e et al, 2005).

Portanto, para Barbosa e et al (2005), a designação do “Dia da Inclusão Social” é uma das formas de sensibilização pública sobre o tema, pois durante a semana em que se comemorará o dia da inclusão social poderão ser realizados debates, atividades, mobilizações e outras ações concretas para a promoção dos direitos humanos, por meio da transmissão e o compartilhamento de conhecimentos, valores e princípios de direitos humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com