TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Psicologia Cientifica

Trabalho Escolar: A Importância Da Psicologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  2.965 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA CIENTIFICA

Psicologia Cientifica X Senso comum

A relação da psicologia científica com senso comum é complexa. Em síntese, os detratores da psicologia afirmam que, a psicologia não passa de senso comum, que apenas descreve o que as pessoas já sabem, a psicologia científica responde ao senso comum demonstrando as contradições expressas e apontando as indefinições das circunstâncias em que se aplica, apresentando resultado de investigações psicológicas contra intuitivos ressaltando a existência de áreas em relação as quais o senso comum pouco ou nada tem a dizer. Embora sejamos inteligentes, nossa intuição quase sempre falham sem a investigação cientifica e o pensamento crítico, nos sucumbiríamos prontamente a tendenciosidade da percepção tardia. Aprender o resultado de um estudo (ou de um acontecimento do cotidiano) pode torná-lo similar a qualquer elemento do senso comum. Nos normalmente temos excesso de confiança em nossos julgamentos e isso nos leva a supervaloriza nossa intuição.

A psicologia cientifica diferente do senso comum, com seus procedimentos para reunir e filtrar as evidencias inibe o erro. Uma abordagem cientifica, nos ajuda a filtrar a realidade da ilusão.

Importante ressaltar: que os psicólogos como todos os cientistas, usam o método científico.

Um trecho que achei importante ao ler a Atitude Científica.

Basicamente toda ciência é, primeiro, uma curiosidade obstinada, uma paixão para explorar e entender sem enganar ou ser enganado. Não importa o quanto uma ideia possa parecer louca ou sensata a insistente pergunta é: isso funciona? Quando submetidas a teste, suas previsões podem ser confirmadas?

A abordagem científica tem uma longa história, até Moisés a utilizou. Como o senhor avalia alguém que se autoproclama profeta? A resposta dele: “ Submeta o profeta a teste.” Se o evento previsto “não acontecer ou provar ser verdadeiro” então, pior para o profeta (Deuteronômio 18:22)

Fonte: Apostila pagina 13. A Atitude Científica.

O Método Científico

Um processo de autocorreção para fazer perguntas e observar a natureza das respostas. A pesquisa estimula a construção de teorias, que por sua vez, organizam as OBSERVAÇÕES QUE DESCREVEM o comportamento, detectando das CORRELAÇÕES que ajudam a predizer o comportamento e conduzindo a EXPERIMENTAÇÃO que ajudam a explicar. Essas hipóteses (predições) são então testadas para validar e aprimorar a teoria e sugerir aplicações práticas.

DESCRIÇÃO: O estudo de caso, o levantamento (survey) e observação naturalista

Por meio de estudos de casos individuais, de surveys entre amostras aleatórias de uma população e da observação naturalista, os psicólogos observam e descrevem os processos mentais e o comportamento. Ao generalizar a partir de observações, lembre-se: amostras representativas são um guia mais confiável do que exemplos vívidos.

CORRELAÇÃO: A definição de correlação se dá quando um traço ou comportamento acompanha o outro. O coeficiente de correlação que é uma medida estatística de relação mostra a intensidade com que dois elementos mudam juntos e também qualquer dos dois influencia o outro; No entanto vale a pena ressaltar que a correlação indica uma possibilidade de causa e efeito, mas não prova a causação. Saber que dois acontecimentos estão correlacionados não diz absolutamente nada sobre a causação. Existem também as correlações ilusórias que ajudam a explicar superstições como por exemplo que o açúcar deixa as crianças mais agitadas, é importante lembrar que coincidências aleatórias são aleatórias e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com