TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Visão Panorâmica Da Psicologia Científica De Wilhelm Wundt.

Monografias: Uma Visão Panorâmica Da Psicologia Científica De Wilhelm Wundt.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.537 Visualizações

Página 1 de 2

Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt.

Wundt foi um dos principais fundadores da psicologia cientifica, sua relação com a filosofia e seu pensamento filosófico é meio desconhecido para psicólogos contemporâneos, não se tem até hoje um claro entendimento de sua obra.

Como precedentes de Wundt : Schopenhauer, Kant, Hegel entre outros. O fato da psicologia não ter sido a psicologia e sim a filosofia que ocupou o lugar central no projeto intelectual, que fugiu a atenção de muitos de seus interpretes.

O pensamento dele diz a respeito a seu projeto de uma psicologia cientifica.

Experiência: Unitário e coerente: objetivo (coloca em ênfase o mundo externo, abstrai o individuo da experiência) ou subjetivo (mundo interno, subjetivos da experiência e suas relações reciprocas)  ciência empírica, natural; (experiência mediata) e a psicologia (experiência imediata) ou seja, o externo é mediata por causa da características construtivas do sujeito da experiência. e o interno é imediata, não havendo mediação ao mundo subjetivo. A experiência consciente imediata é composta de elementos básicos, que podem ser divididos em sensações e sentimentos.

De todas as ciências empíricas, Wundt considera que a psicologia é aquela que resulta mais contribuições para a investigação dos problemas gerais do conhecimento e da ética, os dois principais domínios filosóficos para ele.

Wundt também postulou a percepção interna como o meio de investigação, A percepção interna é a análise que a mente faz dela própria para observar e relatar seus conteúdos.

Por fim, é essencial destacar que Wundt defende que o estudo da experiência consciente imediata é limitado, pois possibilita apenas o conhecimento de processos psicológicos simples. Os processos mentais só poderiam ser estudados por meios não experimentais, tais como a análise comparativa das culturas e a investigação histórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com