TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência De Ruídos Intensos Em Momentos De Concentração

Monografias: A Influência De Ruídos Intensos Em Momentos De Concentração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário de Brasília – UniCEUB

Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde - FACES

Curso de Psicologia

Disciplina: Laboratório de Personalidade

Professor: Rodrigo Baquero

A influência de ruídos intensos em momentos de concentração

Alessandra Sóares

Heinrich H. Kuhne

Rislaine Paniago Misael

Sulamita da Rosa dos Santos

Brasília

Novembro 2014

Introdução

No dias de hoje a poluição sonora é um problema ambiental que exerce uma intensa influência na saúde física e emocional dos seres humanos. Os ruídos são poluentes “invisíveis” que podem prejudicar a qualidade de vida e são conhecidamente causadores de problemas auditivos. Nos mais diversos ambientes profissionais, em específico onde trabalham muitas pessoas juntos e em ambientes barulhentos, os ruídos podem ocasionar dificuldade em manter a concentração e atenção às tarefas exigidas. Perda de concentração e atenção provocam a redução do desempenho profissional. Ao longo prazo podem surgir danos nos processos cognitivos, podem provocar desconcentração, redução na memorização até perda de memória, e levar assim num aumento significativo de estresse e ainda interferir na realização de atividades profissionais.

Num processo de solução de problema, no caso do presente trabalho o jogo de memória, o comportamento perceptivo (ouvir, ver, tato, olfato) tem um papel importante para a modificação do ambiente. Pois assim se torna possível a emissão de comportamentos discriminativos em busca de solução de problemas. A atenção pode ser modificada por estes comportamentos perceptivos.

Skinner (1970, p. 76) ressalta que no conceito de atenção inverte-se a direção da ação e que assim não é mais o estímulo que controla o comportamento, mas sim é o observador que atenta para o estímulo e assim o controla. Falando do exemplo de um cartaz na estrada Skinner (1970, p.76) enfatiza que o observador esta continuando olhar para o objeto e assim o comportamento supõe um condicionamento e neste caso especialmente o comportamento do operante discriminativo. Pode-se assim afirmar que a atenção constitui um comportamento especial. Encontra-se no nosso teste do jogo de memória uma situação semelhante. Afirma Skinner (1970, p.77): “Atenção é uma relação que controla – a relação entre uma resposta e um estímulo discriminativo”.

O comportamento de lembrar é muito importante num jogo de memória, pois o tempo todo o sujeito se comporta se lembrando sobre a organização das peças do jogo. Num jogo desta natureza este comportamento ocorre de forma extensiva e continuamente. O jogo de memória exige muita atenção e memória para a solução de problemas. O sujeito precisa se lembrar das imagens diversas, suas posições sobre a mesa e dentro da organização, em nosso contexto, vinte cartas de baralho postas em quatro linhas com cinco cartas em cada linha. Skinner (1970, p. 144) define a solução de problemas como qualquer outro comportamento, que através da manipulação de variáveis, torne mais variável o surgimento da solução de um problema.

Geralmente regras são soluções de problemas, se nos comportarmos de determinada maneira a situação resultará em determinados reforçadores. A resolução de problemas envolve o pensamento, pois ele é uma ferramenta para solucionar os problemas. “Os behavioristas molares consideram a resolução de problemas como algo completamente integrado com a história prévia. Adquirimos experiência com determinados tipos de situações e nelas agimos de determinadas maneiras” (Baum, 2006, p.179). Esse comportamento é controlado por regras na medida em que depende de instrução prévia. Segundo Baum (2006), Skinner via a resolução de problemas como comportamento controlado por regras em um sentido diferente, mais imediato. Skinner se apoiava no conceito de auto-instrução: como falantes, damo-nos regras como ouvintes, visto que a pessoa falar consigo mesma é considerado comportamento verbal para ele. Nesse trabalho a instrução dada aos participantes era de que se virasse uma carta e depois outra e se fosse visto que não eram iguais, deveriam ser viradas para baixo novamente, isso caracteriza uma tentativa, e assim seria sucessivamente até que se encontrasse os pares.

Os problemas são aqueles onde o reforçador, que é o resultado bem-sucedido, é mais visível, mas o comportamento que deve ser emitido, a solução, é obscuro. O problema é eliminado quando surge a solução e obtém-se o reforçador. No caso do presente trabalho, realizado com jogo da memória com ruído e sem ruído no mesmo participante, o problema a ser resolvido é a memorização das cartas e encontrar todos os dez (10) pares, mas com ruído existe um problema maior que é o de se concentrar na memorização apesar do ruído estar presente, em alguns participantes o ruído não foi um incomodo mas em outros sim, e atrapalhou na resolução do problema. O fato de os participantes terem realizado varias tentativas para a resolução do problema, significa dizer que os erros serviram como estímulos discriminativos que enfraqueceram outras tentativas e fortaleceram outras pois o participante percebia que errava e conseguia memorizar ou não, pois nem todos tentavam memorizar, de modo que acertava os pares das cartas. “O comportamento de resolver problemas produz estímulos que servem para alterar a probabilidade do comportamento futuro, que poderá incluir a solução” (Baum, 2006, p. 180).

Para (Skinner, 2006), segundo a compreensão tradicional, um sujeito responde ao mundo que está inserido no sentido de agir sobre ele.

O ambiente afeta um organismo tanto depois, quanto antes de ele responder. Ao estímulo e resposta se acrescenta a conseqüência. A ocasião em que o próprio comportamento e suas conseqüências ocorre estão inter-relacionados nas contingências de reforço. Como resultado de seu lugar nessas contingências, um estímulo presente quando uma resposta é reforçada adquire certo controle sobre tal resposta. Uma resposta reforçada numa determinada ocasião tem maior probabilidade de ocorrer em ocasião que lhe seja muito semelhante, em virtude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com