TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Psicologia

Por:   •  22/11/2017  •  Abstract  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO - INTRODUÇÃO DA PSICOLOGIA

  1. Diferencie Psicologia de Filosofia

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, seus estados e processos mentais e a interação com o ambiente físico e social. Enquanto que a filosofia também estuda o comportamento, porém não o explica de maneira cientifica, sendo praticada através da observação e das sensações.

  1. Qual a importância do método científico para o nascimento da psicologia?

Foi através do método científico que a psicologia pode se separar da filosofia, pois como ela é uma ciência, necessita do método científico para produzir conhecimento. Através dos estudos de casos, estudos clínicos, estudos descritivos, observacionais, entre outros.

  1. O que você entende pelo conceito de condicionamento?

O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação do comportamento, sendo fruto da interferência do ambiente, através de repetições.

  1. Diferencie condicionamento clássico de condicionamento operante

O condicionamento clássico transforma um estímulo neutro em estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada (estimulo/resposta). Já o condicionamento operante se dá por condicionamento de comportamento voluntário através de consequências, sendo elas reforços ou punições (estimulo/consequência).

  1. Explique o que é lei da boa forma

Conceito desenvolvido pela psicologia da forma. Entende-se pela qualidade que determina a facilidade com que percepcionamos figuras. Diante de um objeto, a percepção tende a perceber da melhor forma possível, principalmente se forem em situações ambíguas e complexas.

  1. Diferencie pré-consciente do inconsciente

O pré-consciente é uma parte do consciente e do inconsciente que funciona como uma passagem (fronteira) entre os dois. Havendo a possibilidade de alguns fatos inconscientes tornarem-se conscientes. Enquanto que o inconsciente representa todos os fatos que foram vivenciados, memórias que achamos estar perdidas.

  1. O que é um ato-falho e qual sua relação com o inconsciente?

São mecanismos de defesa inconscientes que eventualmente surgem no consciente pelo pré-consciente, como um erro na fala, na memória, na escrita ou em uma ação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com