TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Psicologia

Por:   •  14/5/2019  •  Abstract  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Animais Peçonhentos

♥ são os que possuem glândulas de veneno e têm a capacidade de inocular ele, seja por meio de dentes ocos, aguilhão ou ferrão.

♥ há uma diferença entre os animais venenosos e os peçonhentos, os venenosos não possuem a capacidade de inocular, como os sapos.

Alguns animais peçonhentos e suas características:

  • Serpentes: filo Chordata, classe Reptilia, esta contemplando animais ectotérmicos. Seu corpo é alongado, coberto por escamas e sem patas. Apresenta pálpebras transparentes, não têm canais auditivos, sentindo as vibrações por meio do seu esqueleto, e uma língua bífida, que proporciona tato e olfato. Muitas delas são venenosas, não necessariamente peçonhentas. Como exemplos de serpentes peçonhentas podemos citar a coral verdadeira, a cascavel e a surucucu.
  • Aranhas: filo Arthropoda, classe Arachnida. Seu corpo é divido em cabeça, tórax e abdomen, tem quatro pares de patas, duas quelíceras e dois pedipalpos. Essa estrutura é usada para a sinalização, atraindo fêmeas e repelindo machos, ajuda na manipulação do alimento e tem função sensorial. Alimentam-se principalmente de insetos, e se diferem deles também por produzirem teia e não terem asas. A aranha marrom, a viúva negra e armadeira são exemplos de aranhas peçonhentas.
  • Escorpiões: filo Arthropoda, classe Arachnida. Seu corpo é dividido também em cabeça, tórax e abdomen. Também possuem quatro pares de patas, quelíceras e pedipalpos, se diferindo das aranhas por ter um espinho na ponta da cauda, chamado télson. Exemplos de escorpiões peçonhentos são o deathstalker, o escorpião do deserto e o escorpião negro.
  • Abelhas: filo Arthropoda, classe Insecta. Seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdomen, possuem quatro asas ligadas ao tórax, apresentam um par de antenas e três pares de patas também ligadas ao tórax. Possuem ferrão e são holometábolos, ou seja, fazem a metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto).

♥ o uso desses animais na medicina vem sendo cada vez mais importante, como o veneno das abelhas, que tem auxiliado no tratamento de doenças como artrite, asma, eczema, etc. As aranhas têm sido importantes no tratamento de algumas dores crônicas e distrofia muscular. Já os escorpiões têm ajudado na pesquisa da cura do câncer, devido às toxinas presentes no veneno, que auxiliam na hora de encolher tumores ou desacelerar o crescimento deles. E por último as cobras, que delas vem medicamentos para ataques cardíacos, pressão alta, coágulos sanguíneos e trombose, fora que delas provem o soro antiofídico.

♥ soro antipeçonhento: é usado para quando se tem algum tipo de acidente envolvendo animais peçonhentos. É produzido por algumas empresas e comprado pelo Ministério da Saúde, sendo distribuído gratuitamente para pessoas que sofreram esse tipo de acidente.

Nome: Antônio Guilherme e Júlia Menezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com