TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Psicologia

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

4015199969[pic 1]

A

22/06/2020 18:15

Nome: JHEINIFER GABRIELLE DE OLIVEIRA

Matrícula: 202002825375

Disciplina: SDE4815 / INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

Data: 22 /06 /2020

Período: 2020.1 / AV2

Turma: 3001

[pic 2][pic 3]

OBSERVAÇÕES:

Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.

Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.

  • proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova. Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas. Boa prova.

[pic 4]

_______ de 2,00

1.

Quando se fala da necessidade de pesquisar sobre algo, toda pesquisa tem seus fundamentos e metas. A pesquisa de uma maneira geral tem quais objetivos?

A pesquisa nada mais é que o processo de reflexão, estudo e analise de realidade através de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo, é a busca por possíveis questões sobre o mesmo, e o esclarecimento dela, desde a parte teórica, até a aplicação, e seus resultados.
Adquirindo mais informações sobre o tema, e assim esse novo conhecimento pode ser utilizado para despertar uma nova realidade de algo que já conhecemos.

[pic 5]

_______ de 2,00

2.

São subjetivos, qualitativos, heterogêneos, generalizadores. Essas são características de qual tipo de conhecimento? Explique.

Essas características representam o conhecimento chamado senso comum.

Esse conhecimento é adquirido pelo homem a partir de experiencias, vivencias e observações do mundo. Caracteriza-se por conhecimentos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões cientificas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis do nosso cotidiano.

[pic 6]

_______ de 2,00

3.

Discuta sobre o que é aprender, o que se aprende e como se aprende.

Para Paulo Freire, um dos maiores pensadores da Pedagogia, aprender é um ato revolucionário. O aprendizado é a ferramenta para a mudança do mundo. Dessa forma, cada indivíduo deve ser educado para sua autonomia. Sendo assim, vale ressaltar que segundo a teoria da psicologia Gestalt, o processo de aprendizagem é diferente para cada pessoa, entretanto, se baseia nas percepções sensoriais de cada faixa etária vivenciadas no dia-dia. O método de ensino se inicia na apresentação de um todo e posteriormente em partes especificas. Cabe ao enunciador, provocar um insight no receptor para que ele busque em suas percepções já vividas, ou não, nesse caso, o processo de aprendizagem se dá por assimilação. Sabendo que o cérebro humano é capaz de buscar em todo o seu “banco de dados” uma solução para problemas, tudo pode ser aprendido, basta que se foque nas percepções vividas por cada um.

[pic 7]

_______ de 2,00

4.

Disserte sobre os elementos que caracterizam o conhecimento científico.

O conhecimento cientifico é uma das formas pelas quais os pesquisadores buscam resultados de suas investigações e reflexões. Para que o conhecimento possa ser publicado como artigo, requer que o tema seja relevante, a pesquisa de qualidade e o relato bem feito, ele se alcança por meio de parâmetros como observação, critica e experimentação.
Há diversos benefícios que a ciência trouxe e continua trazendo para nossa sociedade. Buscando sempre melhorias a diversos problemas que ainda temos. Normalmente o conhecimento cientifico é produzido em universidades.

Algumas das características do conhecimento cientifico é objetividade, ou seja, todos os elementos de senso comum, afetivos e subjetivos são desconsiderados. Observação Sistemática que é utilizado métodos para compreender como ocorre o funcionamento de uma atividade ou tarefa. Experimentação Controlada aonde duas amostras são comparadas para testar uma hipótese. E também probabilidade e contexto, pois, mesmo que seja um conhecimento cientifico ele não é uma resposta definitiva, e sim do momento, ele está em torno das probabilidades e dos contextos em que foram realizados os experimentos e as observações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com