TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Psicologia

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 15

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

   

CURITIBA

2019

  1. História da Psicologia no Brasil

Levando-se como base o Artigo “A Psicologia no Brasil”, escrito por Antonio Rodrigues Soares, dividimos a história da psicologia em algumas etapas:

  1. A Pré-história (1830 – 1900)
  2. A História escrita por Médicos (1900 – 1920)
  3. A História escrita por Educadores (1920 — 1960)
  4. A Psicologia na Legislação Nacional (1890 - 1977)
  5. Os Encontros das Sociedades de Psicologia (1971 — 1973)
  6. Os primeiros Conselhos Federais (1973-1979)

Iremos explanar sobre os fatores mais relevantes de cada etapa para esse trabalho, não nos atentando especificamente a cada uma. Na primeira etapa a psicologia ainda não era reconhecida como profissão independente, mas se podia encontra-la em teses de doutorado principalmente de alunos do curso de Medicina no Rio de Janeiro e na Bahia. Especialmente no Rio de Janeiro os estudos se estendiam para as áreas de Neuropsiquiatria, a Psicofisiologia e a Neurologia. As associações profissionais e de pesquisa não eram identificadas, existindo apenas interessados e curiosos dos temas e questões psicológicas, sendo assim, não havia a profissão de psicologia no Brasil durante o século XIX, sendo esse período denominado como a pré-história da Psicologia no Brasil. Após evoluções nas atividades de Wundt, por volta de 1890, começam a aparecer teses em que a base científica era mais utilizada.

A segunda etapa explicita a importância dos estudos pela área da Medicina no auxílio do desenvolvimento da Psicologia. Surgem estudos, experiências, laboratórios, teses e obras a respeito de diversos temas psicológicos, e utilização de técnicas e métodos, acrescentando grande carga para a importância da Psicologia. Em 1864, Ernesto Carneiro Ribeiro, demonstra a necessidade da pesquisa psicologia para a formação do médico com a tese: Relação da Medicina com as Ciências Filosóficas: Legitimidade da Psicologia, numa excelente antevisão do problema da interdisciplinaridade.

 Na terceira etapa, por volta de 1913, foi criado em São Paulo o laboratório de Pedagogia Experimental, onde se ministravam cursos de Psicometria. Ocorre também nesse momento a reorganização do ensino e criação de cursos de aperfeiçoamento para professores, exigindo que se ministrem, neles, as disciplinas: Psicologia e Sociologia.

 Na quarta etapa ocorre a introdução de matérias de psicologias nas grades curriculares de diversos cursos, como Pedagogia (1890), Direito (1910) e Medicina (1954). Por volta de 1946 começa a surgir a especialização em Psicologia a partir do seguimento de certos critérios determinados pelo Ministro de Educação e Saúde. Então em 27 de agosto de 1962, perante a Lei nº 4.119, surge o primeiro diploma legal específico sobre Cursos de Formação de Psicólogos.  Nesse ano é criada a Comissão encarregada de opinar sobre os pedidos de registro de Psicólogo profissional, constituída por diversos professores, porém ela é extinta em 1965 após o fim da necessidade de seu trabalho. Em 20 de dezembro de 1971, o Presidente da República, Emílio Garrastazú Médici, promulga a Lei nº 5.766, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, motivando os brasileiros pelo oferecimento de direitos profissionais privativos, diferenciado à visão da opinião pública sobre sua profissão.

A criação do conselho foi de essencial importância para os psicólogos emergentes nesse período no Brasil, os quais eram desafiados diariamente por exercerem a profissão, que apenas a partir de 1971 assumiu o direito de estatura jurídica definitiva. Por um lado, a psicologia tentava romper a relação com a Filosofia, criando autonomia científica para romper esse laço que levava a muitas especulações sobre o seu estudo, de outro havia o psicólogo que temia exercer sua função por medo de perder o status, arduamente adquirido. Além disso ele contava com o aspecto preconceituoso cultural da população, que mesmo rodeada de problemas e desajustes fazia com que se tivesse dificuldades em emergir com sua profissão de psicólogo ao meio tradicionalista do público.

Com a criação do Primeiro Conselho Federal, muitos fatores haviam de ser decididos, implementados e organizados. Pode-se dizer que não foi uma tarefa simples ou fácil, tudo teve de ser feito de um marco zero, com muitas dificuldades em relação à Lei, com o exercício da profissão, a sua regulamentação e fiscalização e os direitos dos profissionais. Em 1974, o Primeiro Conselho Federal adota, através de sua Resolução nº 04, a definição de PSICÓLOGO , aceita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT ), como caracterização básica da profissão, num esforço de explicitar os campos de ação desse profissional e de iluminar o sentido e a dimensão do art. 13 § 1º da Lei nº 5.766.  A preocupação com a integridade moral do profissional, levou em 1975 à criação do Código de Ética dos Psicólogos do Brasil. Posteriormente são criadas as anuidades e multas e o Regimento Interno.

        

  1. O atual Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) formam, juntos, o Sistema Conselhos. O CFP e os Conselhos Regionais foram criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 , regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977. A lei define que os Conselhos são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira.  O Conselho Federal de Psicologia é o órgão supremo dos Conselhos Regionais, com jurisdição em todo o território nacional e sede no Distrito Federal.

Composição do CFP

O Plenário do Conselho Federal de Psicologia é formado por nove membros efetivos e nove membros suplentes, eleitos por maioria de votos, em escrutínio secreto, na Assembleia dos Delegados Regionais. O CFP possui, em sua composição os seguintes membros: Presidente; Vice-Presidente; Secretário; Tesoureiro; cinco Secretários regionais (um por região geográfica); e Secretário de Orientação e Ética. A candidatura deve ser feita por 11 membros efetivos e seus respectivos suplentes, que podem estar inscritos em qualquer Conselho Regional. O crescimento das demandas do CFP possibilitou aos membros contar com o apoio de dois psicólogos ou psicólogas convidados. O Conselho deve reunir-se em reunião plenária, pelo menos uma vez por mês, para deliberar sobre assuntos de interesse da categoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (225.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com