TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lenda do Japim

Por:   •  13/12/2019  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

Série Lendas da Região Norte do Brasil

por: Adriana Politi

A Lenda do Japim

Inflação e Alienação

No início dos tempos o japim vivia na morada de Tupã e possuía o canto mais bonito de todos os pássaros.

Um dia, porém, uma doença terrível atacou a aldeia e muitos índios morreram.

Tupã ficou com pena deles e mandou o Japim para distraí-los. O seu canto era tão mágico e maravilhoso que os índios se esqueceram da doença, e ela desapareceu.

Os índios então pediram a Tupã que o japim permanecesse na aldeia, e o tratavam de maneira muito especial.

Vendo a veneração que os índios tinham por ele, o japim começou a mudar. Ficou convencido e orgulhoso. Olhava os outros pássaros com superioridade, como se o canto deles não valesse nada.

Mesmo repreedido por Tupã mais de uma vez, o japim, dominado por sua vaidade e presunção, continuou a imitá -los. O Deus do trovão então resolveu castigá-lo, determinando que não teria mais o seu próprio canto e que só conseguiria cantar imitando as outras aves.

Os pássaros, aborrecidos com suas constantes imitações, afastaram-se do japim e não o deixavam fazer seu ninho perto deles. Então ele foi pedir para que as vespas o ajudassem. A princípio elas resistiram, com medo que ele causasse confusão, mas acabaram por concordar.

Porém, o seu canto ficou perdido para sempre. Agora, mesmo não querendo, ele só poderia imitar os outros pássaros.

Por meio de um mito, um conto de fada ou uma lenda, pode-se tomar consciência do drama arquetipico que se está vivendo.

As imagens míticas são ambíguas, podem ser interpretadas de maneira negativa ou positiva, dependendo do individuo e da situação em que ele se encontra.

O que é certo, e essa lenda mais uma vez nos mostra, é que quando os Deuses são desobedecidos ou desafiados em consequência de um estado de inflação do indivíduo, ocorrem a punição e o castigo.

O sentimento de superioridade e a vaidade do japim fizeram com que ele fosse castigado por Tupã, perdendo para sempre uma importante característica de sua personalidade: o seu canto. Desta maneira , ele se tornou apenas um reles imitador do canto dos outros pássaros, e passou a ser detestado e perseguido por sua própria espécie.

O que ocorreu com o japim é algo que os gregos temiam e que chamavam de Hybris.

A Hybris representa a arrogância que se apropria daquilo que pertence aos Deuses. No caso desse pássaro, significou ultrapassar os limites de sua espécie e não ter obdecido Tupã quando foi repreendido.

A Hybris do japim foi a falta de reverência que ele demonstrou diante de algo mais elevado, O Deus do Trovão.

Desta forma, a inflação teve como consequência seu isolamento e alienação. Assim, o Japim, sendo banido pelos outros pássaros, passa a viver alheio ao convívio da sua espécie, e só é aceito pelas vespas, pois elas ficaram com dó dele. E é por isso que até hoje os Japins constroem o seu ninho próximo ao vespeiro.

Em relação a esse tema, Edinger

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com