TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: "reescrita De Lendas Brasileiras E Suas Variações Linguísticas".

Ensaios: Projeto LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: "reescrita De Lendas Brasileiras E Suas Variações Linguísticas".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  2.865 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO PROJETO

O presente projeto foi elaborado visando à melhoria da escrita, à prática da leitura e às habilidades de escrita e oralidade, tendo assim o foco gramatical.

A justificativa para tal projeto é ajudar os alunos a aprenderem a revisar textos e transcrevê-los da oralidade para a escrita e também ajudá-los a gostarem de leitura. Nas escolas existem alunos que não adquiriram o gosto pela leitura e por isso, têm dificuldades de escrever e se expressar.

Com a leitura o aluno se expressa e escreve melhor. A reescrita de lendas será feita pelos alunos, isso possibilitará o trabalho com a concordância verbal e nominal, além de outros aspectos como acentuação e pontuação.

OBJETIVO GERAL

Conceder aos alunos habilidades de escrita e oralidade, aprimorando o gosto pela leitura e escrita através da produção de textos. Fazendo com que os alunos aprendam a gostar da disciplina de Língua Portuguesa, usando a norma padrão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Diferenciar aspectos da linguagem oral e escrita;

-Praticar a leitura de textos;

-Produzir textos com a reescrita de lendas brasileiras;

-Praticar o uso de concordância verbal e nominal.

-Fazer análise linguística dos textos para que os alunos aprendam a usar a norma padrão da Língua Portuguesa;

JUSTIFICATIVA

A prática da leitura é muito importante no desenvolvimento do ser humano e a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do hábito de ler. Essa prática não deve ser vista pelo aluno como algo desinteressante e obrigatório, e sim, como uma prática eficaz e eficiente que pode auxiliá-lo na capacidade de comunicação e expressão oral e escrita, pois é a peça principal para o desenvolvimento desse indivíduo, que com a leitura vai adquirir novos conhecimentos.

A oralidade e a escrita estão ligadas à leitura, pois estas ajudam o indivíduo a escrever e expressar de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, entretanto, é importante lembrar que há variações linguísticas, em que a fala de um grupo de falantes diferencia da fala de outro grupo falantes da mesma língua, por exemplo, variação regional, variação histórica, gírias, diferentes grupos sociais.

A produção de textos é outro aspecto importante, pois será através dela que os alunos irão por em prática a reescrita das lendas, onde serão analisados o uso das concordâncias verbal e nominal e a distinção da forma oral para a forma escrita.

A opção pelo gênero “lendas brasileiras” foi de chamar atenção dos alunos, visto que são textos de fácil compreensão e que “puxam” a atenção do interlocutor, ou seja, dos alunos. São textos fáceis de encontrar na internet e conhecidos entre a sociedade.

METODOLOGIA DE TRABALHO

As atividades de Estágio Supervisionado serão realizadas na E.E.E.F.M JUSCELINO KUBITSCHEK.

O primeiro passo será de observação, onde ocorrerá a apresentação das estagiárias e do projeto para a direção da escola e professores de Língua Portuguesa.

O segundo passo será de participação, onde as estagiárias atuam juntamente com o professor da turma escolhida, em atividades autorizadas pelo professor regente. Também será observada a atuação e a interação da turma com o professor. Em seguida, as estagiárias juntamente com o professor regente da turma elaborarão um plano de atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com