TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança Na Psicologia

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Liderança é tema de grande interesse para a psicologia organizacional. Estudos da Universidade de Michigan classificam o líder em: líder orientado para o empregado e líder orientado para a produção, ficando a grade gerencial de cada estilo de liderança dividida em líderes preocupados com as pessoas e líderes preocupados com a produção. Estudos escandinavos acrescentam que o líder orientado para o desenvolvimento é aquele que valoriza a experimentação, buscando novas ideias e trazendo mudanças.

De acordo com as teorias comportamentais, a liderança pode experimentar o insucesso das seguintes formas: não consideração dos fatos situacionais; não consideração das realidades de mercado e culturais diferentes; situações que mudam enquanto os estilos de liderança não acompanham tais mudanças.

A teoria dos traços consubstancia-se em onze modalidades de traços, quais sejam: carismáticos, entusiastas, corajosos, ambição e energia, desejo de liderar, honestidade, integridade, autoconfiança, inteligência, conhecimento e flexibilidade. Os insucessos, no que se refere a esta teoria pode se dar a partir de não consideraras necessidades dos seguidores; não esclarecer a importância relativa dos traços; não separar a causa do efeito (por exemplo – líderes são autoconfiantes ou o sucesso como líder desenvolve a autoconfiança) e ignorar fatores situacionais.

 Além disso, a liderança ainda pode ser classificada como situacional, transformadora e transacional, possuindo cada uma delas as características a seguir elencadas:

Liderança situacional – surge conforme a situação. O líder assume a liderança através de suas habilidades e conhecimentos. Não há um único líder, que assume todas as situações que necessitem de uma coordenação, e sim, cada situação um membro do grupo poderá assumir a liderança, conforme as situações apresentadas. Não existe a figura idealizada de líder, todas as pessoas são líderes em potencial, assumindo este papel conforme suas habilidades e facilidades.

 Liderança transformadora – existe uma necessidade ou solicitação de um seguidor em potencial. Mas além disso, o líder transformacional procura motivos potenciais nos seguidores, procura satisfazer necessidades de auto nível e assume o seguidor como uma pessoa total. O resultado da liderança transformacional é o relacionamento de estímulo mútuo e a elevação que converte os seguidores em líderes. Neste caso está implícita a existência de grande sensibilidade com relação aos desejos e necessidades dos seguidores.

Liderança transacional: ocorre uma troca entre o líder e o seguidor. A troca poderá ser econômica, política e psicológica, mas não existirá ligação duradoura entre as partes. Essa troca continua somente à medida que ambas as partes acham que isso vem do benefício próprio. Tais relacionamentos de troca são difundidos em muitas organizações de trabalho, nas quais os subordinados concordam em aceitar a liderança por parte dos líderes específicos em base de seu emprego remunerado.

Por fim, mister ressaltar que a eficácia de um líder por ser reconhecida por capacidade de: constituir a sua própria equipe; analisar e planejar; liderar pessoas e grupos; motivar as pessoas e grupos; monitorar; e avaliar o desempenho e de recompensar; ao passo que as habilidades de um líder podem ser reconhecidas a partir das seguintes qualidades: a capacidade de focalização nos objetivos; orientação para a ação; autoconfiança; habilidade no relacionamento humano; criatividade e inovação, flexibilidade; tomada de decisão; e padrões de desempenho elevados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com