TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  9/2/2023  •  Monografia  •  12.563 Palavras (51 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 1]

O complexo de Édipo a partir da obra: Édipo - O complexo do qual nenhuma criança escapa.

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

        Nome Completo: CAMILA REIS DINIZ BRAGA

        E-mail:                 CAMILAREISDINIZBRAGA@ICLOUD.COM

        Conclusão:                2º SEMESTRE / 2022

        Curso:                 Formação em Psicanálise Clínica

        Unidade:                 Campinas (SP)

        Professores:        André Figueira e Paulo Vieira

Belo Horizonte (MG), 30/11/2022


Dedicatória

Dedico esse trabalho aos meus pais Sérgio e Fátima, meu filho Davi, meu sobrinho Serginho, minhas irmãs Rafaella e Gabriela (in memoriam), e a Deus.

Sou grata aos meus pais Sérgio e Fátima, por estar ao meu lado, em todos os momentos da minha vida.

À minha irmã Gabriela você sempre iluminou minha jornada, ao meu filho Davi você é a luz da minha estrada e meu lindo sobrinho Serginho, obrigada por sua vinda para completar nossa família.

Agradecimentos

Agradeço a Deus por tornar possível mais esta vitória em minha vida.

Aos meus pais, por todos os anos de dedicação, amor, cumplicidade, paciência e por sempre acreditar e apoiar as minhas empreitadas. Muito obrigada por todas as renúncias que fizeram para que eu chegasse até aqui. Tudo o que sou devo a vocês.

Um agradecimento especial ao querido Luciano que é mais do que um orientador, me orienta na vida por meio de suas atitudes e conselhos. Grande terapeuta comportamental, especialista em dependência química e psicanalista. Durante muitos anos Luciano foi meu terapeuta. “Nosso encontro” foi um divisor de águas em minha vida, mudando o rumo da minha história. Hoje tenho o imenso privilégio de chamá-lo de amigo, orientador e companheiro de caminhada. Sou grata pela forma como sempre andamos de mãos dadas durante nossa jornada.


Citação

“Meu pai deixou seu selo em mim: ele impregnou meu desejo, modelou a forma do meu nariz, marcou o ritmo dos meus passos, e, apesar disso, sinto-me a mais feminina das mulheres.” DECLARAÇÃO DE UMA PACIENTE  (NASIO)

Introdução

Neste trabalho, desenvolveremos o conceito de complexo de Édipo através da leitura e da obra do psicanalista e psiquiatra Juan-David Nasio, Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa.  

Esta abordagem é relevante o complexo de Édipo é considerado o conceito fundamental para se entender as relações humanas e o sujeito.

Para atingir esses objetivos, a metodologia empregada foi de pesquisa bibliográfica

1. Definição geral e a universalidade do complexo de Édipo

“Nenhuma criança escapa ao Édipo! Por quê? Porque nenhuma criança de quatro anos, menina ou menino, escapa à torrente das pulsões eróticas que lhe afluem e porque nenhum adulto de seu círculo imediato pode evitar ser alvo de suas pulsões ou tentar bloqueá-las” (NASIO, 2007, p.6).

O complexo de Édipo é o conceito mais importante da psicanálise. Édipo é desejar, ter prazer, no corpo e na relação com o adulto. Sejam os cuidadores ou não. O complexo de Édipo é inconsciente. Mesmo indivíduos que pensam não ter passado por ele ou pensam que essa fase não teve grande relevância em suas vidas, não sabem que existe uma relação entre o complexo de Édipo e a formação de sua estrutura psíquica. Não existe uma pessoa que não passe pelo complexo de Édipo.

 Fundamentalmente a criança deseja, toda pulsão pede um objeto. Quem deseja quer algo com alguma coisa ou com alguém, o adulto é o objeto de desejo da criança, simplesmente por existir, esse adulto se torna esse objeto, principalmente o primeiro objeto amoroso, a mãe.

  “Para a criança, o trato com a pessoa de que dela cuida é uma fonte contínua de excitação sexual e satisfação das zonas erógenas, ainda mais porque essa que geralmente é a mãe dedica-lhe sentimentos que se originam de sua própria vida sexual: acaricia, beija e embala a criança, claramente a toma como substituto de um objeto sexual completo.” (FREUD, 1905, p.144).

As pessoas não se lembram das dores e dos conflitos Edipianos, porque o Édipo estrutura o próximo conflito, o complexo de castração. A castração castra o Édipo.

O fato de castrar significa reprimir e recalcar. A repressão e o recalque são intensos na medida do desejo, na medida em que o indivíduo desejou e viveu seu Édipo, ele o reprimiu e o recalcou. Como o Édipo é universal, não ter lembranças sobre ele também é universal. A repressão e o recalque estruturam um mecanismo de defesa chamado de anulação.

Isso deixa a pesquisa sobre o Édipo bastante delicada, pois o que Freud e os psicanalistas que vieram depois dele tiveram e tem para estudar o Édipo são indícios. Existem basicamente dois indícios do Édipo na vida do sujeito. O Édipo organiza a identidade sexual do sujeito, não se limitando ao conceito de heterossexual ou homossexual, mas ao que o indivíduo acredita que gosta e que lhe dá prazer e também dará luz ao sofrimento do sujeito. Identidade e sofrimento não são dois efeitos do complexo Edipiano por acaso, identidade e sofrimento estão intimamente ligados.

Psicanálise é uma disciplina protocientífica de método indiciário, existem indícios sobre o inconsciente. São a partir desses indícios que o analista trabalha.

O Édipo é uma constelação de dinâmicas emocionais vividas em um lugar psíquico que para um adulto não é percebido. O psicanalista tem acesso ao Édipo através das inferências sintomáticas e identitárias.

“O Édipo de que vou falar é uma lenda que explica a origem de nossa identidade sexual de homem e mulher e, além disso, a origem de nossos sofrimentos neuróticos.” (NASIO, 2007, p.6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.6 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com