TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maturidade é um momento de culminância biológica

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  20.104 Palavras (81 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 81

Resumo

Maturidade é um momento de culminância biológica, psicológica e social do ciclo vital, que se dá por um processo lento, diretamente ligado ao auto-conhecimento e ao controle das próprias emoções. Já o envelhecimento de uma pessoa, é o envelhecimento de suas células, no qual as pessoas de mais idade podem fazer a maioria das coisas que as mais jovens fazem, mas mais lentamente. O presente trabalho teve como objetivo observar a qualidade de vida e rede de apoio social na cidade em relação à maturidade e à velhice, buscando conhecer as instituições visitadas, seus propósitos e em que as mesmas influenciam na vida dos usuários dos serviços prestados. As teorias psicológicas que embasam a maturidade e a velhice são vistas na prática quando se dá o contato com as pessoas que estão vivenciando estes momentos, o que permite a integralização de todo o conteúdo teórico com uma nova visão que se dá a partir das vivências, do contato com a instituição, das entrevistas e do trabalho desenvolvido. Foi utilizado um questionário para aplicar aos profissionais e um questionário para aplicar aos idosos, ambos elaborados com a orientação do material disponibilizado pelas professoras do quarto período de psicologia. A observação à um bairro de Uberaba foi realizada no São Benedito, sendo que a instituição localizada dentro do mesmo atende as pessoas com hipertensão e diabetes e leva o nome de Associação dos Amigos Hipertensos (ASAH). As outras instituições pesquisadas foram a LVM consultoria, empresa de recolocação profissional e a Biblioteca Municipal, a qual sedia o projeto Leituras e Vivências. A observação foi feita levantando dados sobre os possíveis estímulos reforçadores e estímulos aversivos do ambiente na instituição e na vida do entrevistado usuário dos serviços, também sobre as expressões conscientes e inconscientes do indivíduo, sobre a visão dos profissionais na compreensão da maturidade e velhice e o processo de aceitação incondicional do idoso, assim como as questões éticas que permeiam os trabalhos desenvolvidos em cada instituição.

Introdução

A maturidade é um momento de culminância biológica, psicológica e social do ciclo vital, em que o indivíduo exibe as estruturas ou os comportamentos esperados para a sua idade. Atingir a maturidade é um processo lento, diretamente ligado ao auto-conhecimento e ao controle das próprias emoções.

O funcionamento físico nesta fase está no auge: força, energia e resistência em alta; os sentidos estão mais apurados. A saúde posterior irá depender do estilo de vida: alimentação, consumo de álcool, cigarros e drogas, prática de exercícios físicos e como lidam com situações de estresse.

Adultos mais velhos e idosos apresentam padrões de comportamento sábio graças à sua capacidade de lembrar de fatos e procedimentos; fazer novas associações; aventar hipóteses explicativas; análises éticas e morais; e conselhos baseados em sua experiência acumulada, ou seja, exercendo os princípios da maturidade.

A velhice, geralmente refere- se à fase do ciclo vital que se inicia aos 65 anos de idade. Ao longo dos últimos anos, a população brasileira vem passando por um processo de transição demográfica, caracterizado pelo aumento da população idosa. O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno crescente que necessita ser mais estudado, a fim de assegurar uma melhor qualidade de vida para essa população.

O processo de envelhecimento é chamado senescência, e se caracteriza por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo-cardiovascular, respiratório, geniturinário, endócrino e imunológico, entre outros. A crença de que a velhice está associada, invariavelmente, com profunda debilitação intelectual e física, entretanto, é um mito. A maioria das pessoas idosas retém suas capacidades cognitivas e físicas em um grau notável. Em geral, o envelhecimento de uma pessoa é o envelhecimento de suas células, no qual as pessoas de mais idade podem fazer a maioria das coisas que as mais jovens fazem, mas mais lentamente.

O presente trabalho teve como objetivo observar a qualidade de vida e rede de apoio social na cidade em relação à maturidade e à velhice, buscando conhecer as instituições visitadas, seus propósitos e em que as mesmas influenciam na vida dos usuários dos serviços prestados. As teorias psicológicas que embasam a maturidade e a velhice são vistas na prática quando se dá o contato com as pessoas que estão vivenciando estes momentos, o que permite a integralização de todo o conteúdo teórico com uma nova visão que se dá a partir das vivências, do contato com a instituição, das entrevistas e do trabalho desenvolvido.

A observação à um bairro de Uberaba foi realizada no São Benedito, sendo que a instituição localizada dentro do mesmo atende as pessoas com hipertensão e diabetes e leva o nome de Associação dos Amigos Hipertensos (ASAH). As outras instituições pesquisadas foram a LVM consultoria, empresa de recolocação profissional,  representada pela psicóloga Luciene Villa Maia e a Biblioteca Municipal, que sedia o projeto Leituras e Vivências, representado pela pedagoga Sueli Gonçalves Miranda. 

Como instrumento para as entrevistas, foi utilizado um questionário para aplicar aos profissionais e um questionário para aplicar aos idosos, ambos elaborados com a orientação do material disponibilizado pelas professoras do 4º período de psicologia.  Para a observação do bairro São Benedito, foi utilizado um roteiro de observação do local elaborado pelas professoras Eliane Cordeiro e Marta Fuentes, também foi realizada uma pesquisa ao Arquivo de Uberaba onde se realizou uma busca por notícias antigas sobre o bairro. Durante a observação na Biblioteca Municipal, no bairro São Benedito e na LVM consultoria houve o uso de um celular para a captura de imagens fotográficas. O trabalho escrito foi feito embasado em livros, em pesquisas na internet e reflexão entre os conteúdos estudados, entrevistas e observações.

Foram observadas nas instituições a relação e relevância que os conteúdos teóricos vistos em sala de aula têm na prática, ou seja, no trabalho dos profissionais e na vida dos usuários dos serviços prestados. Tal observação foi feita levantando dados sobre os possíveis estímulos reforçadores e estímulos aversivos do ambiente na instituição e na vida do entrevistado usuário dos serviços, também sobre as expressões conscientes e inconscientes do indivíduo, sobre a visão dos profissionais na compreensão da maturidade e velhice e o processo de aceitação incondicional do idoso, assim como as questões éticas que permeiam os trabalhos desenvolvidos em cada instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (129.9 Kb)   pdf (527.6 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 80 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com