TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Montagem de Cronograma

Por:   •  16/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade de Brasília/ Faculdade de Educação/Departamento de Métodos e Técnicas (MTC)

Processo de Alfabetização

Código da disciplina: 192392 – Créditos: 04

Profa. Dra.  Paula Cobucci – paulacobucci@yahoo.com.br

E-mail para enviar atividades - alfabetizacaopaulacobucci@gmail.com

Turma C: 6as, das 8h às 11h50

PLANO DE CURSO

1. Ementa

Contexto, usos e funções da escrita nas sociedades letradas. A escrita como construção histórico-cultural da humanidade. Relações entre pensamento, linguagens e afetividade. Escrita e subjetividade. Concepções, mitos e crenças acerca de alfabetização. Alfabetização e letramento. A psicogênese e a sociogênese da escrita. Concepções e práticas de leitura e de escrita em educação infantil, nas séries iniciais e na educação de adultos. Fundamentos da língua oral e fundamentos da língua escrita: sistema alfabético da escrita.

2. Contextualização

Esta disciplina insere-se no projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia como instrumento que tem por objetivo contribuir para a formação de professores alfabetizadores de modo a modificar a realidade da educação em nosso país, no que tange ao ensino da língua materna para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A disciplina Processo de Alfabetização faz interface com as seguintes outras: Ensino e Aprendizagem da Língua Materna; Projetos 3 e 4, que envolvam questões de alfabetização e linguagem; Didática; Etnografia de sala de aula; Educação de Jovens e Adultos; literatura e educação.

3. Objetivo

Formar alfabetizadores competentes e polticamente comprometidos c/ as  reivindicações populares. Estimular o desenvolvimento de estudos, pesquisas, avaliação e sistematização de experiências na área da alfabetizacão de criancas, jovens e adultos. Participar em conjunto com entidades da comunidade próxima, de projetos e no encaminhamento de políticas educacionais, na área de alfabetização de crianças, jovens e adultos.

 

4. Procedimentos

A disciplina será desenvolvida por meio de trabalhos individuais e  em grupos; aulas espositivas; estudo de textos; trabalho de campo.  

5. Metodologia de ensino

A metodologia está baseada na discussão de textos e artigos que fundamentem os tópicos contemplados na ementa do curso. Serão realizados exercícios que privilegiem a reflexão a partir de uma visão científica da linguagem e que possibilitem a transposição de conceitos estudados para a prática pedagógica. Como parte das atividades, os alunos desenvolverão apresentações orais, discussões e debates, além de apresentarem propostas de dinâmicas e confecção de material didático para colocar em prática os conteúdos e conhecimentos construídos.  

6. Conteúdo programático

Alfabetização e letramento na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Psicogênese da Língua Escrita

Sistema de Escrita Alfabética

Consciência Fonológica e Alfabetização

Gêneros textuais e o desenvolvimento de aspectos linguísticos, identitários, sociais, culturais e diferentes níveis de leitura

7. Recursos instrucionais

Quadro; textos indicados; filmes; multimídia com computador.

8. Atividades avaliativas e ponderações:

Abertura ou encerramento das aulas: (10 pontos)

Abertura: Leitura deleite: o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), além de outros, recomendam realizar, diariamente, com os estudantes, leitura de texto literário para desenvolver o letramento. Em cada aula, um estudante universitário ou dupla de estudantes ficarão responsáveis por iniciar o encontro com uma leitura deleite. Deve-se buscar livro literário interessante, adequado para a educação infantil, o ensino fundamental ou a EJA, que proponha o desenvolvimento de aspectos linguísticos, identitários, sociais, culturais. A leitura deverá ser realizada de forma dinâmica, interativa. O leitor deverá preparar com antecedência o texto, para saber onde haverá pausas, momentos de suspense, perguntas para o grupo e outras estratégias para tornar a leitura interessante. Deverá considerar também as seguintes etapas:

1) Mostrar capa, ilustrações da capa, mencionar autor(a), ilustrador(a), editora e outros dados relevantes e perguntar sobre o que os estudantes acham que será a leitura (antecipação dos sentidos do texto).

2) Antes de iniciar e/ou ao longo da leitura, buscar relacionar algum elemento linguístico ou visual do texto com os conhecimentos dos alunos. Ex.: “Você conhece algum... como este?”; “Onde você já viu uma marca como esta?”; “Você já passou por uma situação em que...?” (levantamento de conhecimentos prévios).

3) Ao final e/ou ao longo da leitura, propor perguntas à turma para verificar a compreensão: das informações explícitas no texto (Qual é o nome do personagem? Onde ele mora? etc.); das inferências (pistas no texto que levam à compreensão do sentido); das informações críticas (relacionar as informações do texto com os conhecimentos de mundo dos leitores).

ou

Encerramento: Habilidades e atitudes do alfabetizador: Além de conhecimentos, o alfabetizador deve ter algumas habilidades e atitudes que enriquecerão o desenvolvimento de suas práticas em sala de aula. Ao final de cada aula, um estudante universitário ou dupla de estudantes ficarão responsáveis por encerrar o encontro com uma atividade que leve a turma à reflexão sobre a importância de tais aspectos. Sugestão de algumas habilidades e atitudes: escuta ativa, olhar sensível, paciência, liderança, compromisso, responsabilidade, capacidade de valorizar o outro, organização, preparação, capacidade de adaptação, uso de tecnologias, tolerância, socialização, motivação etc.

Atividade 1 (10 pontos): Pensar em indagações ou aspectos desafiadores sobre alfabetização e letramentos na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Propor uma questão para cada etapa. Das três perguntas, escolher qual é a questão que mais a(o) desafia. Pesquisar artigo a respeito do tema: na Biblioteca, em livros, revistas ou na internet: Google Acadêmico, Scielo, etc. Elaborar resumo de até 30 linhas, buscando destacar informações mais relevantes. Enviar as três perguntas, o resumo e o artigo lido para alfabetizacaopaulacobucci@gmail.com.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (200.6 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com