TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação Psicologia

Por:   •  26/9/2018  •  Seminário  •  8.375 Palavras (34 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

AMANDA JACINTO MELO

DÉBORA MARIA FLAMIA

PATRICIA MACHADO DE BOMFIM

 

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

PROF. FRANCISCO HEITOR DA ROSA[pic 4]

LONDRINA

2018

AMANDA JACINTO MELO

DÉBORA MARIA FLAMIA

PATRÍCIA MACHADO BOMFIM

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

LONDRINA

2018

AMANDA JACINTO MELO

DÉBORA MARIA FLAMIA

PATRICIA MACHADO DE BOMFIM

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ministrada pelo Prof. Francisco Heitor da Rosa aos discentes do primeiro semestre do curso de Psicologia – da faculdade Pitágoras – para a obtenção de nota em referida disciplina.

Orientador: Prof. Francisco Heitor da Rosa

LONDRINA

2018

  1.  A Motivação Animal e Humana

O estudo da motivação e emoção se preocupa incialmente, com o fator que causa determinados comportamentos. Através dessa questão inicial, surgem outros questionamentos que formam os dilemas que irão ser resolvidos por meio desse estudo, por exemplo, o motivo que mantém determinado comportamento por um certo período de tempo, razão pela qual nos aproximamos de alguns objetivos, enquanto nos afastamos de outros, o fator que nos leva a mudar o nosso comportamento de direção, o fator que faz com que o comportamento acabe, as forças definem tal comportamento, entre outras indagações.

Outro ponto a ser levantado na pesquisa sobre a motivação é o aspecto que leva o comportamento a variar de intensidade. A força da motivação muda de acordo com o interesse que uma pessoa coloca em uma tarefa. Por exemplo, se um estudante tem mais facilidade de aprender assuntos relacionadas a disciplina de Biologia e tem mais dificuldade em relação às questões de matemática, logo, esse aluno terá um engajamento maior com as atividades ligadas à Biologia do que com as atividades ligadas à Matemática.

Os quatro fatores que dão intensidade e propósito a um comportamento são necessidades (requisitos internos que são essenciais para sobrevivência humana), cognições (formas permanentes de pensar), as emoções (fenômenos individuais, fisiológicos e funcionais que organizam os sentimentos, fisiologia, propósito e expressão) e eventos externos (incentivos ambientais que impulsionam e dão direção para o comportamento, aproximando de condições prazerosas e afastando de condições prejudiciais).

De acordo com Johnmarshall Reeve, há duas maneiras de inferir motivação em outra pessoa. A primeira consiste na observação das manifestações comportamentais da motivação. Já segunda maneira de inferir é a partir da observação atenta dos antecedentes que direcionam a estados motivacionais.

Existem sete aspectos do comportamento que são importantes para que a presença, a intensidade e a qualidade da motivação. São eles, o esforço, a latência, a persistência, escolha, probabilidade de resposta, expressões faciais, sinais corporais.

A motivação pode ser expressa por meio do comportamento, da fisiologia e do auto relato.

Na fisiologia, quando uma pessoa ou um animal se prepara para a realização de atividades, várias substâncias químicas são produzidas e liberadas através dos sistemas nervoso e endócrino, para dar sustentação biológica para os estados emocionais e motivacionais.

Para determinar as alterações neurais e hormonais, alguns pesquisadores realizam uma análise, por intermédio de exames de sangue, saliva, de urina e de variada quantidade de medidas psicofísicas que abrangem equipamentos eletrônicos, utilizados com o intuito de verificar a atividade neural do cérebro. Por meio dessas medidas os pesquisadores, que analisam a motivação monitoram batimentos cardíacos, pressão sanguínea, diâmetro da pupila, entre outros indicadores funcionais da fisiologia, com o propósito de inferir intensidade ou presença de estados emocionais e motivacionais contidos.

Outra maneira de coleta de dados para inferir motivação é através de entrevistas e questionários. Através deles as pessoas informam a sua motivação. Por exemplo, em uma entrevista pode analisado o nível de ansiedade de uma pessoa em algumas situações ou o entrevistador pode perguntar sobre os sintomas relacionados essa ansiedade, como, indisposição estomacal e pensamentos de fracasso.

Antigamente, entendia-se a motivação entre dois temas. Um deles dizia que a motivação era boa, racional, imaterial e ativa. Já o outro, entendia a motivação, como sendo, impulsiva, primitiva biológica e reativa. Mas essa teoria não explicava muito sobre a motivação.  

Para dar uma explicação sobre a motivação, um novo campo da Psicologia se concentrou no conceito mecanicista do instinto gerado de forma genética.

 O fator que mais interessa na doutrina do extinto é a capacidade de dar explicação ao comportamento não aprendido compostos de impulsos biológicos que estão em direção a uma meta. Porém, esse estudo sobre o instinto, tem uma falha quanto a sua capacidade de ser uma grande teoria da motivação.

A terceira teoria da motivação é o impulso, no qual o comportamento é motivado quando serve as necessidades do organismo e repara a homeostase biológica. Essa teoria teve grande aceitação, manifestada nas teorias de Freud e Hull.

  1.  Motivação na perspectiva hedonista[pic 5]

A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa prazer. Como uma filosofia, o hedonismo surgiu na Grécia e teve Epicuro e Aristipo de Cirene como alguns dos nomes mais importantes. O hedonismo determina que o bem supremo, ou seja, o fim último da ação, é o prazer. Neste caso, "prazer" significa algo mais que o mero prazer sensual. O hedonismo psicológico tem como fundamento a noção que em todas as ações, o ser humano tem a intenção de obter mais prazer e menos sofrimento, e essa forma de viver é única coisa que fomenta a ação humana. Por outro lado, o hedonismo ético tem como princípio o facto de o homem contemplar o prazer e os bens materiais como as coisas mais importantes das suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (355.9 Kb)   docx (154.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com