TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade da observação em ciência

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3
  • A necessidade da observação em ciência

                                             Questões de estudo

  1. Por que considerar a observação um instrumento de trabalho para o psicólogo?

Porque através da observação retira-se informações do indivíduo com maiores possibilidades de acertos, podendo assim prever, produzir, interromper ou evitar o fenômeno.

  1. Identifique quatro situações em que o psicólogo utiliza a observação.Exemplifique.

A observação é utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental. Ela é utilizada pelo psicólogo nas diferentes situações de aplicação da Psicologia, tais como, clínica, escolar, organizacional e do desenvolvimento.

Na Clínica o psicólogo recorre à observação ao investigar, por exemplo, a queixa apresentada pelo cliente, isto é, para identificar o que vem a ser “dificuldade de aprendizagem”,” nervosismo”, “timidez”, “agressividade” etc.

Os psicólogos escolares recorrem à observação para identificar dificuldades de socialização, por exemplo.

Os psicólogos organizacional recorrem à observação para identificar, por exemplo,  a necessidade de treinamento, a dinâmica dos grupos de trabalho e entre outros.

Na psicologia do desenvolvimento a observação é um método muito utilizado pelos psicólogos para observar a interação dos processos físicos e psicológicos, as mudanças que passamos ao longo da vida, na inteligência, na memória, na cognição, na moral, nos sentimentos, na personalidade, no comportamento, a partir da concepção. 

  1. Para que servem os dados coletados por observação?

Os dados coletados por observação são usados para diagnosticar a situação-problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas técnicas e procedimentos.

  1. Que tipo de dados são coletados por observação?

O tipo de dado a ser coletado vai depender do objetivo para qual a observação está sendo realizada, ou seja, o objetivo da observação é quem determina quais serão os dados a serem coletados. Por exemplo, se a observação tem por objetivo analisar os comportamentos de um indivíduo, o psicólogo registrará todos os comportamentos que a pessoa apresenta durante a observação.

  1. Em que medida o objetivo da observação se relaciona ao tipo de dado coletado?

No momento em que os dados coletados correspondem ao objetivo da observação. Por exemplo, um psicólogo organizacional irá observar a necessidade de treinamento, através do registro poderá analisar o comportamento do indivíduo em organizações de trabalho. Ou seja, buscará registros que obedeceram aos critérios de busca exigidos pelo principal objetivo da observação.

  1. Quais são as características de uma observação científica?

A observação científica se caracteriza por ser uma observação sistemática e objetiva. Sistemática pelo fato de ser planejada e conduzida em função de um objetivo. Objetiva por ater-se aos fatos efetivamente observados. Isto é, fatos que podem ser percebidos pelos sentidos, deixando de lado todas as impressões e interpretações pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com