TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuropsicofarmacologia Na Psicologia

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

1) Numa transmissão sináptica, podem ser liberados neurotransmissores inibitórios ou excitatórios. Como cada um deles age na membrana pós-sináptica? R: Excitatórios: Ao encaixar nos seus receptores pós sinápticos, abrem canais iônicos que permitem a entrada de ions positivos (Na+), despolarizando o interior da célula pós-sináptica Inibitórios: Ao encaixar nos seus receptores pós sinápticos, abrem canais iônicos que permitem a entrada de íons negativos  (Cl-), ou a saída de íons positivos (K+) hiperpolarizando o interior da célula pós-sináptica

 2) Descreva a sequência de eventos que caracterizam uma transmissão sináptica química. R: O impulso nervoso chega a terminação nervosa, tornando o interior dessa terminação positivo, isso causa abertura dos canais de Ca++, e consequentemente a entrada desse íons na terminação nervosa.  Isso leva a uma mudança conformacional nas vesículas sinápticas que estão cheias (armazenando)de NTs. Elas então se fundem com a membrana pré-sináptica e liberam os NTs na fenda sináptica, eles vão se ligar aos seus respectivos receptores presentes nos canais iônicos da membrana pós-sináptica.

 3) O que são catecolaminas? R: são um grupo de aminas biogênicas que são consideradas substâncias transmissoras, e todas são formadas numa via bio-sintética originada sempre pela conversão do aa TIROSINA.

4) Descreva a via de biossíntese da adrenalina. R: TIROSINA convertida em L-DOPA essa sofre redução e se torna DOPAMINA. A dopamina é convertida em NORADRENALINA,  que após sofre ação da transferase, forma a ADRENALINA

5) Quais os efeitos da dopamina no sistema nervoso? R: Ela controla sensações de satisfação e realização. Mas também atua no controle de movimentos através da sua ação na Substância Negra.

6) Como a esquizofrenia está associada a dopamina? OU seja, como é um cérebro esquizofrênico?  R: Ocorre o descontrole de dopamina nas regiões do cérebro.  Excesso e falta em regiões diferentes Um cérebro esquizofrênico apresenta descontrole nos níveis de dopamina, podendo ser excesso nas regiões de lobo temporal e sistema mesolímbico (causando os sintomas positivos) ou falta de dopamina nas regiões de córtex frontal (causando os sintomas negativos)

7) Como se diferenciam os efeitos farmacológicos no tratamento da esquizofrenia com os da doença de Parkinson? Esquizofrenia: fármacos que bloqueiam receptores de dopamina Parkinson:  fármacos que sejam inibidores de enzimas que degradam dopamina; uso de L-dopa que é um precursor de dopamina e outros agonistas de dopamina (agonistas são substâncias que imitam ou aumentam a dopamina).

8) Porque fármacos agonistas dopaminérgicos são usados no tratamento de doença de Parkinson? R: Para imitar a ação da domapina; potencializar as poucas moléculas de dopamina que ainda restem; impedir que a poucas dopaminas liberadas sejam rapidamente recaptadas; ou estimular a produção deste NT nos neurônios dopaminérgicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com