TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Psicologia E O Estruturalismo

Casos: A Nova Psicologia E O Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Aluno: Murilo Oberdan dos Santos Gouveia TURMA PS RGA: 201321126005

ATIVIDADE 16/05/2014: O psicológico (realidade subjetiva) como objeto de conhecimento científico: os primeiros projetos de psicologia como ciência independente. O projeto de Wundt e a posição intermediária da psicologia: a psicologia experimental fisiológica e a psicologia dos povos/social). O projeto de Titchener (estruturalismo) e o paralelismo psicofísico. Textos:

Schultz, D.P. e Schultz, S.E. (2009). A nova Psicologia. Em: História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage Learning, pp. 77-104. Xerox, páginas 77 a 90.

____________________________. Estruturalismo. Em: História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage Learning, pp. 105-121.

Questões a serem discutidas:

1. Quais os argumentos de Wundt para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?

RESPOSTA: Wundt argumentou com o experimento da criação de um medidor do pensamento que utilizava um relógio com um pêndulo e um sino balançando diante de um ponto fixo. Demonstrando que o observador sempre faria uma leitura ligeiramente diferente, e defendendo que era impossível focar sua atenção nos dois objetos ao mesmo tempo. Para ele, a consciência retém só um pensamento, uma única percepção e quando parece que temos diversas percepções simultâneas, somos enganados pela rápida sucessão.

CORREÇÃO:

2. Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?

RESPOSTA: Apesar de ambos terem percorrido o mesmo caminho com teorias análogas e herdadas, muitos consideram Fechner o criador da nova psicologia, porém Wundt é nomeado o fundador pois ele usou experimentos como base para uma nova ciência. Através da organização de ideias e divulgação de seus pensamentos e teorias, fundando uma nova “escola do pensamento”.

CORREÇÃO:

3. O que vc. entendeu sobre a psicologia cultural de Wundt? Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia?

RESPOSTA: A psicologia cultural de Wundt teve um foco para as várias etapas do desenvolvimento mental, manifestado pela linguagem, pelas artes, nos mitos, costumes sociai, na lei e na moral. A partir disso, ele afirmava que as funções mentais básicas, como a sensação e a percepção, podiam ser estudadas ou exploradas através de experimentos. Todavia, as funções mentais mais elaboradas e complexas, consideradas superiores, como a aprendizagem e a memória, deveriam ser trabalçhadas como em outras áreas do conhecimento - sociologia, antropologia, etc - não podendo ser investigadas por meio de experimentação. Assim, a psicologia cultural de Wundt serviu para dividir internamente a psicologia em experimental (funções mentais simples) e social (funções mentais superiores).

CORREÇÃO:

4. Qual o objeto de estudo da psicologia de Wundt?

RESPOSTA: O objeto de Wundt foi moldado por contribuições fisiológicas e filosóficas, e pode também ser representado por uma única palavra: consciência.

CORREÇÃO:

5. Descreva o conceito de voluntarismo.

RESPOSTA: Para Wundt, voluntarismo é a capacidade particular do indivíduo de organizar os pensamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com