TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

ANA PAULA SOUSA

RESUMO DE ARTIGO

SOBRAL, CE

2017

        O artigo “A Construção do Conceito de Identidade Urbanística como Contribuição ao Campo do Desenho Urbano” trata do conceito de cultura no contexto da construção da identidade urbanística. Não nos define o que vem a ser cultura, por ser algo bastante amplo, mas trata do mesmo nesse quadro.

        Na tentativa de conhecermos a cultura de um povo precisamos compreender suas particularidades. Deve-se considerar o cultural de uma sociedade para que se faça um desenho urbano da mesma. Compreender suas relações físico-espaciais e simbólicas.

        Para Tap (1985), o sujeito constrói seu lugar e assume suas posições na sociedade através da apropriação da cultura e das instituições sociais mediadas pelo outro. E é justamente nesse contexto que o sujeito constrói sua identidade. Nesse jogo de relações.

        O homem é composto de diversas identidades, devido esse processo de desterritorialização. Com isso torna-se difícil manter uma idade padrão. As mudanças de cenários são rápidas, e a relação sujeito/mundo também se altera.

        “Para definir a identidade de um grupo, o importante não é inventariar seus traços culturais distintivos, mas localizar aqueles que são utilizados pelos membros do grupo para afirmar e manter uma distinção cultural” (CUCHE, 2002:182).

        Segundo Brackeleire3, se apropriar é tornar ou definir um espaço como sendo próprio (singular), frente a outro, ou seja, por oposição a alteridade. Com isso, o sujeito o toma com seu. Cuida daquele lugar e põe suas regras e se apropria dele.

        As pessoas passam a se identificar com um espaço, se apropriam dele e tomam conta. Os símbolos que esse local oferece lhes conectam com suas experiências de vida, sua história, cultura e memória.

        Um indivíduo se identifica com determinada proposta de desenho urbano é devido ao fato do mesmo reconhecer que valores e costumes semelhantes aos deles foram considerados na confecção mesma. Dessa forma, o mesmo sente afinidade com o espaço, se envolvendo e se responsabilizando. A partir daí e com o decorrer do tempo aquele espaço adquire novos significados para aquela pessoa ou população.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com