TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA

Por:   •  16/4/2019  •  Dissertação  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das possibilidades diagnósticas quando o profissional encontra-se diante de queixas referentes ao comportamento discrepante daquele esperado para a faixa etária e inteligência, e que acarrete prejuízo para o desenvolvimento da criança em diferentes domínios da integração social. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística nas Doenças mentais IV o diagnóstico é obtido quando o paciente atende a pelo menos seis dos nove critérios de um ou de ambos os domínios da síndrome (hiperatividade/impulsividade e desatenção) em pelo menos dois locais de avaliação distintos, como por exemplo em casa e na escola.

Alguns aspectos que dificultam um diagnóstico correto são desde comorbidades a comportamentos típicos da infância, como a desatenção e a hiperatividade que tendem a amenizar ou desaparecer com o desenvolvimento humano. Não obstante, a falta de consenso entre os profissionais e a não existência de baterias especificas para o diagnóstico do TDAH geram grandes equívocos em relação ao transtorno, já que muitos profissionais da área da saúde diagnosticam o transtorno a qualquer paciente que apresente um mínimo indício relacionado à desatenção ou hiperatividade (COUTINHO, G. et al, 2007).

O estudo objetivou a apresentação e análise das evidências de validade e precisão de uma escala destinada à avaliação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os participantes foram 4 estudantes do curso de psicologia, do sexo feminino com idade media de 25 anos. A escala foi composta conta com 69 itens e avalia cinco fatores: Desatenção, Impulsividade, Aspectos Emocionais, Autorregulação da Atenção, da Motivação e da Ação e Hiperatividade. O instrumento mostrou-se válido para medir o construto representado pelo fator principal, podendo ser útil na identificação dos sintomas do TDAH em adolescentes e adultos.

O fator desatenção foi composto por 23 itens que se relacionam com habilidades atencionais, tais como permanecer alerta para engajar-se e cumprir com as exigências de uma situação, atenção concentrada, atenção seletiva, persistência do esforço e da motivação, principalmente em projetos de longo prazo. Habilidade para antecipar e prever eventos futuros, de reter na mente informações importantes das quais necessitamos para guiar as nossas ações, não se esquecendo do objetivo inicial, memória de trabalho, memória prospectiva, ritmo de trabalho, capacidade de organização, de assumir responsabilidades. Prejuízos decorrentes da função desatenção são considerados prejuízos funcionais e refletem um baixo desempenho no desenvolvimento de tarefas e ou no desempenho ocupacional.

No fator Impulsividade também composto por 23 itens relacionados a um déficit no sistema inibitório, altos escores nesse fator podem refletir baixa capacidade de inibição do impulso, déficit de autocontrole, um déficit nas habilidades sociais, dificuldades nas interações familiares, nas interações pessoais e uma dificuldade maior de adaptação nos contextos sociais e no seguimento de regras e normas institucionais.

Altos escores no fator aspectos emocionais refletem a presença de dificuldades emocionais, relacionadas com humor deprimido, sensação de fracasso, dificuldades de relacionamento interpessoal com atitude de isolamento social, com certa inflexibilidade diante de mudanças.

Composto por 12 itens o fator Autorregulação da atenção, da motivação e da ação ( AAMA) avalia a regulação do comportamento para estabelecer prioridades e objetivos, considerando-se a atenção, motivação e a vontade, habilidade de planejamento e organização, a fim de atingir um objetivo, utilizando de estratégias eficazes, modificando-as com a flexibilidade mental necessária na busca de resolução de situações problema. É a Autorregulação do impulso, da motivação, da intensidade e do ritmo da ação mesmo na presença de possíveis obstáculos. No caso de pessoas com TDAH esses sintomas aparecem de forma negativa, apresentando baixa capacidade na regulação da motivação e na perseguição de objetivos, diante de obstáculos, como também uma dificuldade para resolver problemas, ingenuidade e flexibilidade na busca de objetivos de longo prazo, pois tendem a desistir na presença de possíveis obstáculos.

 Fator hiperatividade composto por 7 itens que estão relacionados a inquietação, agitação comportamental. Altos escores neste fator refletem prejuízos, com excesso de inquietação e agitação comportamental, um ritmo acelerado que pode comprometer a qualidade ritmo acelerado que pode comprometer a qualidade do trabalho, nível de distração e instabilidade comportamental, como acidentar-se com facilidade (cair, tropeçar, esbarrar em móveis), na alteração e na qualidade do sono e memória.

Métodos

A amostra de participantes foi composta por 4 estudantes do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá – Petrópolis RJ. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Escala de TDAH – Versão Adolescentes e Adultos (ETDAH–AD, Benczik, 2013) desenvolvida para a população brasileira, por meio de estudos estatísticos, demonstrou excelente nível de precisão e de fidedignidade, conta com 69 itens e avalia cinco fatores: 1) Desatenção, 2) Impulsividade, 3) Aspectos Emocionais, 4) Autorregulação da Atenção, da Motivação e da Ação e 5) Hiperatividade. A aplicação da escala foi individual e levou em média 35 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com