TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA AUTÔNOMA

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  2.466 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

RAQUEL GOMES FRANCO SÂNDARA PRATES COIMBRA

A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA AUTÔNOMA

TEÓFILO OTONI - MG

2017

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

RAQUEL GOMES FRANCO SÂNDARA PRATES COIMBRA

 

A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA AUTÔNOMA

Trabalho de Graduação apresentado à disciplina Introdução a Psicologia do Curso de Psicologia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial para aprovação.

Prof. Luiz Gonzaga

TEÓFILO OTONI - MG

2017

A Psicologia assim como muitas outras ciências teve como início bases filosóficas, nascendo assim a princípio informalmente anexada a Filosofia, ela surgiu de curiosidade, questionamento e formulação de perguntas. Sabemos que a o campo de atuação da Filosofia está limitado as indagações e não cabe a mesma às respostas, assim sendo, ocorre então a emancipação da Psicologia.

A Psicologia Científica surgiu na Alemanha, em 1879 século XIV, tendo como fundador Wundt um alemão estudante dedicado a área da fisiologia. Ele surgiu em uma época em que o campo da Psicologia não tinha domínio próprio. Então, através da criação do primeiro laboratório de experimentação é que foi possível firmar a psicologia como ciência.

Essa nova forma de se pensar e fazer psicologia veio para explorar um pouco e ampliar olhar psicológico e sua atuação. Logo as questões da Psicologia começam a basear-se também no estudo do comportamento humano porque ele é observável, um objeto de pesquisa que veio para oferecer cientificidade a Psicologia.

O objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Podemos dizer que a psicologia visa estudar, analisar e de certa forma entender o comportamento humano, seja ele externado ou não, ou seja, consciente ou inconscientes.

A psicologia está hoje introduzida em vários, e porque não dizer em todos campos no que diz a respeito a questões humanas. Atuante na educação, a saúde, no trabalho e muitos outros com o objetivo de proporcionar ao homem bem-estar, plenitude física, emocional e social.

Como postulado a Psicologia então, após se desobrigar da Filosofia ela fica então livre para determinar as próprias normas de conduta, sem imposições de outrem. Que por hora podemos considerar de grande valia uma vez que as questões analisadas, liberadas ou vetadas estarão exclusivamente sobre tutela do olhar psicológico. Uma vez que se estuda a mente humana, cabe a uma ciência que corresponda ao objeto de estudo proposto.

Essa liberdade, porém, coloca em cheque e conflito algumas questões, tais como as várias teorias já existentes, e ainda teorias que estão por existir trazendo a não unidade da ciência psicológica e/ou até mesmo uma competição interna.

INFLUENCIAS DA FISIOLOGIA SOBRE A PSICOLOGIA

Mesmo não sendo  área de atuação da Psicologia, precisamos entender o sistema humano que influencia o pensar em uma perspectiva biológica.

A psicologia

O sistema nervoso que é esponsáveis por gerenciar toda comunicação dos receptores e ex

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com