TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Por:   •  5/11/2018  •  Artigo  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Severino Sombra

Rosimaíra de Oliveira Marcelino 10 Período

Estágio Específico Psicologia Comunitária

CAPS II

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPs II) foi criado com uma proposta substitutiva do modelo antimanicomial, desse modo o modelo que antes preconizava a exclusão passa a exercer a postura inclusiva dos ditos “loucos” em nossa sociedade, sendo um lugar de cuidado, sociabilidade e convívio da cidade com a loucura que a habita. Sendo assim o direito à liberdade, o consentimento com o tratamento, o respeito à cidadania e aos direitos humanos, a participação do usuário no serviço; articulam-se aos conceitos de território, desinstitucionalização, porta aberta, vínculo, trabalho em equipe e em rede e assim  formam os pontos de orientação que organizam e dão sentido ao cuidado nestes lugares. O psicólogo neste espaço irá promover a reabilitação no processo de construção da autonomia e da capacidade de cada usuário. Por isso, agrega à psicoterapia e ao medicamento, a potência de outros recursos e intervenções.

Oficinas, assembleias, permanência, hospitalidade, mediação das relações entre os sujeitos e seus familiares, suas referências e redes têm tanto valor quanto os recursos da ciência e da técnica. Tratar - para esta clínica, é construir as condições de liberdade e capacidade de se inserir na cidade, de fazer caber a diferença - sempre singular, no universal da cidadania, com cada usuário. (CFP, 2013, p.97)

Desse modo segundo o CFP, o trabalho do psicólogo deve ser articulado com a rede, a equipe a qual está inserido, família, proporcionando ao usuário sua autonomia, rompendo com os preceitos da desinstitucionalização, para assim conseguirem o acesso ao campo dos direitos e o exercício do protagonismo dos sujeitos, tecendo junto com este, redes de suporte e sustentação para seu modo próprio de experimentar o sofrimento e conduzir a vida.

Pode-se perceber que na pratica do Cap’s II o psicólogo tem um importante papel e é um referencial, entretanto a defasagem e a comunicação em equipe por vezes se desencontram, impedindo um bom funcionamento do serviço. Neste local, é promovida uma atividade lúdica pela psicóloga junto aos usuários semanalmente, o bingo, onde os mesmos tem liberdade para escolherem se querem participar. A psicóloga realiza o acolhimento das demandas, em alguns momentos com a médica, e a partir deles faz o encaminhamento para outra rede de serviço ou não. Há reuniões com a rede de equipamentos da cidade, assim como, reuniões familiares. Muitas vezes os usuários, se encontram muito sonolentos, devido ao tratamento medicamentoso que realizam, participando pouquíssimo das atividades promovidas. Outro ponto a ser ressaltado, é que a maior parte dos usuários possui um vínculo com a psicóloga, uma vez que ela os acolhe no momento de suas fragilidades. Faltam recursos, em alguns momentos, para melhor atuação de todos os profissionais neste equipamento, o que por vezes faz com que os usuários tenham horário reduzido.

Desse modo, percebe-se que a prática de desinstitucionalização ainda ocorre de maneira gradual, que o psicólogo ainda tem que limitar o seu espaço de atuação, pois senão ficará exercendo atividades que não seu papel. A família, equipe e a rede precisam estar articulados, para garantir uma melhor assistência a este sujeito. A falta de recursos, defasagem na equipe, falta de comunicação, comprometem todo um serviço. Enfim a construção de sujeitos de direitos e com autonomia é uma questão complexa, que precisa romper com os mitos que abarcam na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com