TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Por:   •  12/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-ICH

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

PROFESSOR: THIAGO PETRA 

INSTITUIÇÂO:

CASA DO MENINO JESUS

 

ACADÊMICOS:

DAVI LUSTOSA DE QUEIROZ - RA: B9587E-7 TURMA: PS4Q30

ELIANA DIAS DO NASCIMENTO - RA:B859BC-2 TURMA: PS5Q30

HERCULES DUAILIBE BARREIRA - RA: B941EJ-0 TURMA: PS4P30

JOSERLAN SOARES DE SOUSA - RA: B960FE-0 TURMA: PS4P30

THIAGO SIMEÃO DE FREITAS - RA: B949EC-3 TURMA: PS4P30

WELITON SANTANA DA VITÓRIA - RA: B905DB-0 TURMA: PS4Q30

BRASÍLIA – DF

2015

INTRODUÇÃO

 obra das Filhas do Amor de Jesus Cristo, fundada em 15 de maio de 1980, por Maria Batista de Andrade e tem o propósito de realizar um trabalho sócio-religioso, com creches, escolinhas e promoções humanas. Também tem o intuito de ajuda aos mais necessitados, não só na parte espiritual, como na parte material, contando com a ajuda dos amigos, voluntários, e benfeitores com a direção e coordenação das religiosas.

A Casa do Menino Jesus, uma extensão desta obra, está localizada entre as Quadras 14/18 do Setor Oeste – Gama. Funciona como casa de apoio às crianças e adolescentes com câncer, acompanhadas de suas mães vindas do interior de outros estados, para que possam receber tratamento hospitalar, médico, auto-estima, respeito, amor dignidade humana e amenizar os traumas dos tratamentos químicos e radioterápicos.

Todos recebem gratuitamente  hospedagem, alimentação, medicamentos, transportes e outros benefícios. Sendo uma Entidade Religiosa de caráter filantrópico-beneficente, depende de doações de alimentos, materiais  de limpeza, de higiene pessoal, roupas, brinquedos, eletros domésticos novos e usados e colaborações financeiras que é realizado por carnês, recibos e depósitos bancários.

O que motivou procurar a instituição foi o trabalho de assistência social nos níveis de prestação de serviços na área da saúde e da assistência social; acolhimento às crianças de 0 (zero) a 12 (doze) anos de idade e adolescentes de 13 (treze) a 17 (dezessete) anos, comprovadamente carentes, acometidos de câncer, para o tratamento de quimioterapia ou radioterapia, em hospital especializado e o  acolhimento da mãe ou acompanhante, para acompanhamento ao tratamento da criança.

A observação de cada assistido, deixando-o vivenciar sua infância e juventude, dando atenção, amando em cada atividade proposta, fazendo explorar seu espaço para que ele possa experimentar o quanto é capaz ou descobrir, e principalmente sentir querido e amado, é uma das metas a serem atingidas pela instituição.

O resgate, através das atividades orientadas, da prontidão para aprendizagem sistemática para que a criança e o adolescente iniciem e desperte o interesse pelos estudos formativos educacionais, tornando-lhes aptos a enfrentar as etapas formativas seguintes com incentivo e motivação, contribui na formação integral e permanente das crianças, jovens e agentes profissionais, no intuito de alcançar uma melhor qualidade de vida familiar, comunitária e social, e no fortalecimento do respeito e da dignidade.

O que chamou a atenção foram as atividades junto aos assistidos, nas áreas de estudos formativos, integração social e psicológica, oficinas e terapia ocupacional, lazer, asseio e higiene, repouso e vivência cristã, por permitir um clima de familiar aos apoiados, ajudando-os experimentar afeto, gentileza,  respeito e  amor para com todos, sem nenhuma preferência.

A participação da mãe ou acompanhante nas obrigações e tarefas doméstica e rotineira de seu novo ambiente, como por exemplo, na cozinha, onde auxilia a cozinheira na preparação da alimentação, na arrumação e limpeza da casa, dos quartos, sala, banheiro, refeitório bem limpos, impressionou pelo asseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com