TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DIFERENCIAL

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]     CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO

CURSO DE PSICOLOGIA

NATÁLIA BRENDA

NICOLE DE ABREU

REBECA LACERDA

PSICOLOGIA DIFERENCIAL

Fortaleza

2018

RELATÓRIO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS

PSICOLOGIA DIFERENCIAL

Relatório final da disciplina de Processos Psicológicos apresentado ao Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário 7 de Setembro, como requisito para aprovação na disciplina.

Orientador: Prof. Lirian Mascarenhas

RESUMO:

         Este trabalho teve como objetivo analisar a área da Psicologia denominada Psicologia Diferencial, que se volta para a avaliação dos processos cognitivos e a verificação das diferenças entre as pessoas, as diferenças individuais nos comportamentos dos sujeitos, as suas causas e suas consequências, e as suas dimensões.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação psicológica, psicologia diferencial, diferenças

  1. INTRODUÇÃO

           A definição da psicologia diferencial é o estudo experimental das diferenças entre indivíduos, entre grupos e na própria individualidade, além de abordar as causas e consequências dessas diferenças. Esta vertente da psicologia utiliza de instrumentos para compreender melhor o funcionamento cognitivo, como testes psicológicos que estão voltados para várias teorias da psicologia como psicanalise, comportamental, entre outras dependendo da necessidade do indivíduo. O seu desenvolvimento aparece, inicialmente, associado ao estudo das diferenças da inteligência e, sobretudo, dos fatores que estão por trás de tais diferenças, hoje a psicologia diferencial trabalha de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida.

           Em 1895, Binet e Henri publicaram um artigo que representava a primeira analise sistemática dos objetivos, alcance e método da psicologia diferencial. A primeira frase refletia o estado desse ramo da psicologia naquele momento, afirmando o seguinte ‘’iniciamos aqui um tema novo, difícil e até agora muito escassamente explorado’’. Eles expuseram como um dos maiores problemas da psicologia diferencial, primeiro, o estudo da natureza e alcance das diferenças individuais nos processos psicológicos e, segundo a descoberta das inter-relações dos processos mentais do indivíduo, de forma que podemos chegar a uma classificação de traços e determinar quais as funções básicas.

          Em 1990 surgiu a primeira edição do livro de Stern sobre a psicologia  diferencial, a primeira parte tratava da natureza, problemas e métodos da psicologia diferencial. Dentro desse ramo da psicologia ele incluía a diferença entre os indivíduos e também grupos raciais e culturais, níveis sociais e de ocupação, e um e outro sexo, tornando o problema da psicologia diferencial triplo.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MÉTODOS

O procedimento metodológico adotado para a realização deste relatório se constituiu de uma entrevista com a psicóloga Emanuele Polcidônio, que ocorreu no Centro Universitário 7 de Setembro no dia 30 de Novembro de 2018 às 21:10, teve duração de 25 minutos. Na entrevista utilizamos um questionário com 8 perguntas relacionadas à área da Psicologia Diferencial ( Anexo 1), onde buscamos compreender como funciona a atuação do profissional que trabalha nesse ramo, bem como a importância da área, sua contribuição para os outras áreas da psicologia.

  1. RESULTADOS

A entrevista foi realizada a partir das seguintes perguntas:

            Anexo 1 - Roteiro da entrevista sobre a Psicologia Diferencial

Pergunta 1. Por que escolheu a Psicologia Diferencial?

Resposta: Eu acho que existe algum elemento pessoal, nós não escolhemos nada à toa, o que pessoalmente eu tenho é a questão do pragmatismo da objetividade, eu sou uma pessoa muito objetiva em tudo e a área de avaliação psicológica e testagem psicológica trabalha muito a objetividade. Então tem a ver com o meu perfil pessoal e me fascina a ideia de conhecer melhor o funcionamento.

           Pergunta 2. Quais são as teorias da Psicologia Diferencial?

Resposta: Pensando no sentido da avaliação psicológica, os testes psicológicos podem ter diversos embasamentos teóricos, existem testes com embasamento na psicanálise, na análise do comportamento e na abordagem cognitiva comportamental, que é a minha abordagem de atuação. Então temos testes que contemplam diversas teorias, não apenas uma. Cabe a você escolher aquela que faz mais sentido para a sua prática enquanto a abordagem que você escolheu para a sua atuação. Não existe uma abordagem específica, depende do seu instrumento.

Pergunta 3. Qual a instituição que você se formou?

Resposta: Eu fiz graduação e mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC), e atualmente faço doutorado na mesma instituição.

Pergunta 4. Qual a metodologia da Psicologia Diferencial?

Resposta: Bom, a avaliação psicológica tem como objetivo conhecer melhor o funcionamento psicológico de um indivíduo e de um grupo de pessoas, para gente fazer isso, nós utilizamos instrumentos, que são recursos que facilitam a nossa avaliação. A maioria desses instrumentos é chamado de testes psicológicos, então existe uma metodologia que é esse teste, que é elaborado por uma pesquisa científica, que possui um conjunto de perguntas e essas perguntas vão investigar o que eu estou querendo saber. Então a metodologia é científica, é sistemática, pois existe um teste para avaliar especificamente aquele fator. E eu enquanto profissional preciso seguir essa metodologia, porque se houver alteração no método do teste, será considerada uma falha ética, uma conduta antiética, além de não garantir que o resultado seja confiável. É uma metodologia bastante criteriosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com