TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESESVOLVIMENTO

Por:   •  11/1/2020  •  Resenha  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALINE MOREIRA DA SILVA

Rio de Janeiro 2019.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PSICOLOGIA DO DESESVOLVIMENTO

 

 

Resenha crítica exigida como parte dos requisitos para pontuação da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento sob a orientação da Professora Flaviany Ribeiro da Silva.

                              

 

                                                                                               Curso: Psicopedagogia

DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS PERSPECTIVAS DE PIAGET E VYGOTSKY

Ao analisar o texto recomendado, foi compreendido que o objeto de estudo visa formar seres humanos críticos e capacitados para interação do meio social.

O processo de reflexão permite que o cidadão compare e busque soluções através da análise comparativa, "o ser modifica seu meio social, ao mesmo tempo que é modificado por ele, Vygotsky".

Muito se discute sobre o desenvolvimento Humano a partir da conscientização e, podemos relatar que, a partir das pesquisas feitas do comportamento humano, que a sociedade deixou de ter seus conceitos engessados e mecanizados.

Levando-se em conta o que foi observado, podemos destacar que a perspectiva de Piaget, compreende uma cuidadosa descrição e análise de estados ontogenéticos sucessivos, são as modificações comportamentais de um funcionamento menos sofisticado para um mais sofisticado. Nesse sentido, formas específicas de respostas ou padrões de comportamentos suficientemente distintos seriam úteis para justificar a consideração de períodos ou estágios definidos de desenvolvimento (AULT,1978). Assim, a teoria piagetiana indica a existência de quatro períodos principais que cobrem seqüencialmente o desenvolvimento cognitivo, a saber, sensório motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal. Todos os indivíduos evoluiriam obedecendo a essa seqüência invariante que compreende um maior grau de sofisticação na medida em que se avança na direção do último estágio.

Piaget defende que:

" O desenvolvimento cognitivo é organizado e guiado por estruturas mentais compostas por “esquemas de ação” e “operações de caráter lógico-matemático”. Inicialmente, tais estruturas são categorias inatas que vão amadurecendo e adquirindo natureza distinta por meio de um processo de “equilibração” entre o sujeito e seu ambiente. Assim, as características de um indivíduo são resultados das inúmeras interações este como meio em que ele está inserido, e também com o contexto físico, social, entre outros".

 A  construção das relações sociais do sujeito ocorre à medida que este se relaciona com o contexto social a assunção do papel de sujeito se dá exatamente pela relação com o outro e com o contexto.

Tendo em vista aspectos observados em Vygotsky,  define que o processo de um indivíduo circula no  âmbito  cultural, assimilando-os e passando a viver neste contexto e, essa interação, é uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento da criança. Esse processo de ensino aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre as pessoas. Tudo isso é fruto de uma grande influência das experiências de cada pessoa. A  educação, assim, se coloca como o elemento indispensável para a plenitude do desenvolvimento psíquico dos indivíduos, justamente por  promover modos mais sofisticados de análise dos elementos da realidade. Vygotsky, com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, também nos faz perceber que a avaliação não pode ser um momento isolado e ao final do processo de aprendizagem. Devemos avaliar continuamente, pois o mais importante não é a aprendizagem que já ocorreu, mas, aquela que está acontecendo.

Vigotsky elaborou uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que nenhum conhecimento pode ser elaborado sozinho, criou o Socioconstrutivismo, ou como preferem alguns especialistas, Sociointeracionismo, justificando como fundamental a questão cultural e a questão afetiva. Para o ser humano, o meio é sempre revestido de significados culturais. O fator cultural é a diferença central entre os dois teóricos, Piaget e Vigotsky.

Enquanto Piaget está preocupado coma psicogênese, ou seja, com os mecanismos responsáveis por fazer com que o indivíduo evolua de um estado de menor conhecimento para um de maior conhecimento, Vygotsky buscava saber como as funções psicológicas naturais ou primárias constituíam-se em funções psicológicas superiores a partir da utilização das ferramentas culturais adquiridas pela aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com