TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

Por:   •  23/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso de Psicologia

Karina de Souza Martins

 PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

VILHENA/RO

2018

  PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

Karina de Souza Martins

Projeto de pesquisa apresentado como requisito de avaliação do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia – FAMA.

VILHENA/RO

2018

Sumário

1.        Tema        4

2.        Problemática        4

3.        Hipótese        4

4.        Objetivos        4

4.1 Objetivos gerais        4

4.2 Objetivos específicos:        4

5.        Justificativa:        5

6.        Referencial Teórico        5

7.        METODOLOGIA        7

8.        CRONOGRAMA        7

9.        BIBLIOGRAFIA        7

  1. Tema

Psicologia do trânsito

  1. Problemática

Para que serve a psicologia do trânsito?

  1. Hipótese

A psicologia do trânsito serve para conhecer toda a gama de comportamentos, individuais e sociais, contribuindo para um melhor conhecimento do homem, e ela poderem dar as diretrizes educacionais sugerindo recursos mais eficientes para o ensino e contribuindo para diminuir a enorme quantidade de riscos de acidentes na estrada e as ameaças de perder a vida.

  1. Objetivos

4.1 Objetivos gerais

Analisar a psicologia do trânsito.

4.2 Objetivos específicos:

  1. Descrever a formação do psicólogo no trânsito.
  2. Apontar o campo de atração do psicólogo do trânsito.
  1. Justificativa:

Nos dias de hoje há uma grande demanda de veículos e a presença de inúmeros conflitos ocorridos no trânsito, uma boa parte desses incidentes está relacionada ao comportamento e a maneira de como a realidade está significada pelos motoristas, ou seja, os mesmo estão agindo de forma semelhante no particular e no público e esquecendo o fator social, ocasionando assim um aumento de acidentes no trânsito.

Sendo assim, a psicologia do trânsito tem como objeto o estudo do comportamento daqueles que participam do trânsito, por meio da observação, da experimentação e da relação com outras ciências.

  1. Referencial Teórico

 A psicologia do trânsito surgiu em meados do ano de 1940 e 1950, onde a decorrência de acidentes de trânsito começou se intensificar.

Com consequência disso, buscaram desenvolver e implementar medidas preventivas, dentre elas, a seleção médica e psicotécnica. Esta, por sua vez, tinha a finalidade de restringir o acesso ao volante das pessoas consideradas propensas a se envolver em acidentes de trânsito.  

Segundo Rozestraten (2003):

A psicologia tem como objeto de estudo o comportamento daqueles que participam do trânsito, por meio da observação, da experimentação, da inter-relação com outras ciências, dos métodos científicos e didáticos é possível intender como acontece o comportamento e atuar na formação de comportamentos que apresentam maior segurança e estejam condizentes com a cidadania. (Rozestraten, 2003).

Este comportamento ele inclui processos de atenção, de detecção, de diferenciação e de percepção, a tomada e o processamento de informações, a memoria a curto e longo prazo, a aprendizagem e o conhecimento de normas e de símbolos, previsão de situações em curvas, em cruzamentos e lombadas e também uma série de atitudes em relação ao outros usuários, ás normas de segurança e ao limite de velocidade entre outros.  Cada um desses fatores é de grande importância para evitar acidentes.

A psicologia do trânsito no Brasil tem sua evolução ao longo da história. Entre essas evoluções são destacadas quatro etapas, sendo que a primeira é a aplicação das técnicas de exames psicológicos até o reconhecimento da psicologia como profissão. Na segunda, é a importância da psicologia enquanto uma disciplina científica, na terceira, é o desenvolvimento da psicologia do trânsito em diversos setores, e a quarta é a aprovação do código de trânsito brasileiro.  

Reinier Rozestraten foi quem contribuiu para os estudos e discussões sobre o campo da psicologia, transformando uma simples psicotécnica aplicada para a presença de uma psicologia de trânsito de segurança.

 A psicologia de trânsito se relaciona com varias áreas da psicologia, mas ela também precisa abranger outros conhecimentos, para Günther (2003):

O psicólogo do trânsito precisa atuar em colaboração com desenhistas industriais, engenheiros mecânicos e ergonomistas, estudando e avaliando todos os tipos de veículos; urbanistas e engenheiros, estudando e avaliando todos os tipos de caminhos; e legisladores, estudando, avaliando e propondo regras mais realizáveis para o trânsito.  (Günther, 2003, pag 49-57)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (161.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com