TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E CARACTERÍSTICAS DE ATUAÇÃO

Por:   •  13/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

1. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

1.1 PSICOLOGIA E CARACTERÍSTICAS DE ATUAÇÃO

2. CRONOGRAMA DO PROJETO

1. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

O Stress Ocupacional pode ser definido com ênfase nos fatores do trabalho que excedem a capacidade de enfrentamento do indíviduo (extressores organizacionais) ou nas respostas fisiológicas, psicológicas e comportamentais dos indíviduos aos extressores (Sadir & Lipp, 2009).

Fatores externos como as condições de trabalho ,quanto exigências físicas e mentais da atividade, podem estar entre os estressores responsáveis pelo Stress decorrente do trabalho. Tais circunstâncias impõe ao trabalhador uma ata demanda a ser enfrentada, e se o indíviduo apresentar um repertório deficitário de enfrentamento , o Stress Ocupacional será desencadeado (Sadir & Lipp, 2009).

1.1 PSICOLOGIA E CARACTERÍSTICAS DE ATUAÇÃO

Ao se inserir na organização, os indivíduos criam expectativas e motivações que se orientam por valores pessoais, que muitas vezes entram em conflito com os valores organizacionais. A consequência é a diminuição da motivação inicial e falta de cooperação e comprometimento com a demanda da organização (Sadir & Lipp, 2009).

As mudanças no ambiente organizacional podem produzir resultados eficazes na promoção de saúde. As intervenções focadas no trabalhador podem também contribuir para a prevenção de doenças (Sadir & Lipp, 2009). O projeto a ser apresentado foca na Psicoeducação do trabalhador com relação aos Stress do dia a dia.

Ao total serão realizados quatro encontros com duração de uma hora, aproximadamente, no mês de Setembro.

No primeiro encontro realizaremos a Psicoeducação sobre o Stress. Utilizaremos como referência o artigo de Marilda Lipp, sobre o Percurso do Stres e suas etapas, onde mostra que o Stres faz parte do dia a dia e pode ser normal (bom), diferenciar do Patológico, e identificar os estressores internos e externos, alem dos sinais apresentados no corpo.

Trabalharemos com o artigo de Regina Margis e Patricia Picon “Relação entre Estressores, Estresse e Ansiedade” no segundo encontro. Trazendo uma perspectiva dos possíveis estressores no ambiente organizacional, e como o indivíduo lida com os mesmos. Mostraremos que as respostas de enfrentamento podem amenizar os sintomas fisiológicos, utilizando componentes cognitivos e comportamentais.

Ao terceiro encontro deixaremos que os funcionários falem sobre o que gostam de fazer em suas horas de lazer, o que deixam eles felizes (deixaremos espaço aberto para falarem sobre o assunto de como lidam com o Stress), e ao final realizaremos o feedback e algumas instruções que cada um pode utilizar para criar suas próprias estratégias de enfrentamento, diante do cotidiano durante o expediente.

No quarto e último encontro, vamos realizar uma técnica de relaxamento do Mindfulness. Os funcionários ficarão sentados em posição confortável e reproduziremos o vídeo “Meditação Guiada – Para Stress” de Giovanni Furlan. Este momento será importante para relaxar e esquecer-se do serviço por um momento. Ao final da técnica perguntaremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com