TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS

Artigos Científicos: A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

R: O conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum. Citamos como exemplo o uso de plantas e ervas medicinais na cura ou tratamento de doenças adquiridas ao longo de nossas vidas.

3. Explique o que você entendeu por visão de mundo.

R: Esse conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular, de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.

4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.

R: Citamos como exemplo o USO DA persuasão de um vendedor, que usa de sua “psicologia” para atrair clientes e efetivar vendas; quando procuramos um amigo a fim de sermos aconselhados dizemos que ele tem “psicologia” para entender as pessoas.

5.Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Arte: O homem desde a sua pré-história deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhava a sua própria figura e a figura da caça, criando uma expressão do conhecimento que traduz a emoção a sensibilidade, denominado arte.

Religião: A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma outro corpo de conhecimento humano, conhecido como religião.

Filosofia: Povos antigos, e entre eles cabe sempre mencionar os gregos, preocuparam-se com a origem e com o significado da existência humana. As especulações em torno desse tema formaram um corpo de conhecimento denominado filosofia.

Ciência: a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.

Senso comum: Conhecimento intuitivo, espontâneo, adquirido na tentativa de facilitar nosso dia-a-dia.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

A ciência tem uma característica fundamental: ela aspira à objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim tornarem-se validas para todos. Objeto específico,

linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo de conhecimento. Esse conjunto de características é o que permite que denominemos cientifico a um conjunto de conhecimentos.

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

R: Senso comum é obtido a partir de conhecimento espontâneo, com finalidade de simplificar nosso dia-a-dia. Já o conhecimento científico é obtido de maneira sistemática, programada e controlada, para que se permita verificação de sua validade.

8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

Se a palavra for dada a um psicólogo comportamentalista ele dirá que “O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com