TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação

A PSICOLOGIA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

Abril/2017

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação

A PSICOLOGIA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho de relatório na disciplina

Psicologia Social,

sob supervisão do Prof.Márcio.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

Abril/2017

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO COM MENINAS SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

O trabalho foi construído usando como base o Documentário Meninas, disponível no site youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=XZIebR6hrgM . O Documentário mostra a história de 4 adolescentes gravidas. As gestantes são meninas de baixa renda moradoras de Favelas.

A primeira garota se chama Luana tem 15 anos e se apresenta com uma gestação de 4 meses no início do vídeo. Ela mora com sua mãe e irmãs no Morro dos Macacos, onde sua mão Antonizia se demonstra decepcionada com a gravidez da filha, mas diz que gostaria que fosse menino, por em sua casa ter apenas meninas. Mais à frente em sua gestação Luana descobre que seu bebe é do sexo feminino. Ela alega que sua gravidez aconteceu por falta de uso de preservativo, que normalmente ela pegava em um hospital, mas algumas vezes não encontrava, então eles não usavam, declara também que era de sua vontade ter filhos, por ter cuidado de sua irmã mais nova, mas Juninho seu namorado de 18 anos era contra a idéia. Luana diz que eles normalmente se comportavam como crianças, já que seu namorado gostava muito de brincadeiras, sua mãe também menciona que Luana era infantilizada e relata ainda que já havia tomado medidas de punição agressiva com sua filha, pois a mesma a desrespeitava por estar grávida.

Evelin é garota mais nova das quatros, havendo 13 anos, no vídeo ela se apresenta com 3 meses de gravidez. Ela mora com sua mãe Rose e o namorado do qual não foi revelado nome e rosto na Favela da Rocinha. Sua mãe Rose, relata que não esperava que a filha tivesse uma gravidez nesta idade e que desejava um futuro melhor para ela. Evelin conheceu seu namorado em um baile, segundo ela, ele fazia parte do tráfico de drogas local. Evelin relata no vídeo que tem prazer em ouvir barulhos de tiros. Ela conta que teve sua primeira relação sexual aos 11 anos, e que não era habito usar preservativos com seu namorado. A mesma refere achar que “ainda tem jeito de criança”, o que é afirmado por seu pai José Gentil, que relata que por vezes ao entrar no quarto da filha, ela encontrava-se brincando com bonecas.

Edilene com 14 anos se apresenta com 7 meses de gestação, onde vivia em Engenheiro Pedreira com seu namorado Alex de 21 anos com quem  teve sua primeira experiência sexual. Alex, seu namorado, também engravidou outra menina em um tempo em que ele e Edilene se separaram.. A sua mãe Maria José, também se apresentava grávida com 4 meses ela conta que a gravidez foi indesejada, e que realizou tentativas de aborto, mas sem sucesso decidiu continuar com a gestação. Sua sogra Lucia referiu estar muito contente com a gravidez da menina, e que sua relação com a nora era maternal.

A quarta garota é Joice de 15 anos com 6 meses de gestação, é moradora também de Engenheiro Pedreira juntamente com seus pais, e o pai de seu filho é Alex pai também do filho de Edilene. Relata ela, que seu sonho era se alistar para Marinha, mas que não seria mais possível, pois não é aceito mulheres com filhos. Seu pai Nei, diz que os jovens geram filhos e depois abandonam para os avós das crianças cuidarem, e que alguma medida deveria ser tomada para que essas situações fossem evitadas.

Ao final do documentário as meninas têm seus partos realizados, Edilene após ter seu bebê, vai embora da casa de seu namorado pois não aceita que o pai de seu bebê cuide do outro filho, sua sogra entende que ela tomou uma decisão precipitada já que a mesma foi embora devido a outra menina grávida, Joice. Luana e Evelin também tiveram seus bebes. A última, se mostra irritada com a bebe devido ao seu choro, faz ainda uma brincadeira “é a minha boneca”, 3 meses após o pai de sua filha morre em um confronto com a polícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (300.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com