TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL: PESQUISA BIBLIOGRAFICA

Por:   •  10/11/2020  •  Resenha  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS – ICH

PSICOLOGIA

RESENHA CRITICA (Representações sociais de ribeirinhos sobre o acesso aos serviços de saúde, Comunidade Rural Vila de Urucurituba, Autazes – Amazonas. Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida).

NATUREZA: PSICOLOGIA SOCIAL: PESQUISA BIBLIOGRAFICA

CARLOS ADONAI CHACON

MANAUS – AM

2020

ACADEMICO: Kevilin Abreu da Silva

RA: F068HD1

TURMA: PSA434

DISCIPLINA: Psicologia Social

PROFESSOR: Carlos Adonai Chacon

RESENHA CRITICA (Representações sociais de ribeirinhos sobre o acesso aos serviços de saúde, Comunidade Rural Vila de Urucurituba, Autazes – Amazonas. Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida).

NATUREZA: PSICOLOGIA SOCIAL: PESQUISA BIBLIOGRAFICA

[pic 2]

Trabalho elaborado para disciplina de PSICOLOGIA SOCIAL, como requisito para complemento de nota na turma de 4º período do curso de PSICOLOGIA.

INTRODUÇÃO

Apresentarei dois resumo, de uma dissertação e outro de um artigo. A finalidade será discutir criticamente sobre os temas abordados com o proposito de entender como funciona a pratica de um psicólogo social referente ao contexto mencionado de uma comunidade ribeirinha e de uma comunidade social de idosos.

Essa dissertação buscou auferir o objetivo desta dissertação através do deslocamento da capital Manaus para a Vila Urucurituba, com o objetivo de categorizar e interpretar as representações sociais dos ribeirinhos sobre o acesso aos serviços de saúde. Foram necessários 18 ribeirinhos para o cumprimento da pesquisa. Este estudo representa uma discursão a respeito da forma de implementação de praticas publicas de saúde em nível municipal, voltada para a população ribeirinhas do amazonas, assim, como discute a pratica dos direitos sociais por meio de suas narrativas respaldadas na experiência. Neste sentido, o mesmo serve como reflexão nas formas de oferta de serviços de saúde na referente comunidade mencionada.

Dados referentes ao acesso e utilização de serviços de saúde da pesquisa nacional de amostra de domicilio (PNAD, 2005) mostra que as principais barreiras de acesso referido pelas pessoas que não procuram serviços, quando necessitaram, foram: barreira financeira, demora nos atendimentos e barreiras geográficas. Acesso à maioria dos municípios amazonense só pode ser feito via fluvial, este e outros fatores tornam o Amazonas um estado com características desfavoráveis ao acesso, em especial, a acessibilidade aos serviços de saúde. Os ribeirinhos estão enquadrados nessa realidade. O termo ribeirinho se designa aos “indivíduos que vive e subsiste fundamentalmente do rio, à margem do qual habita, tendo com este uma relação de dependência nas suas necessidades básicas de alimentação, transporte, trabalho e subsistência” (Cohen-Carneiro, 2009, p.1828). o modelo para o desenvolvimento da pesquisa foi o de Representação Social, sendo escolhido por trazer experiências lidadas com o serviço de saúde por parte dos usuários, podendo materializar, por meio do processo de representar os pensamentos individuais, ela também esta triangulada com o método de analise de conteúdo (Bardin, 2011).

A coleta dos dados foi baseada na analise de conteúdo, que se organizou em três etapas: pre-analise; exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação e categorias temáticas (Rede de Atenção à Saúde (RAS); Recursos Humanos Disponíveis (RHD);Recursos Materiais de Consumo(RMC); Referência e Contra referência (RCR).

As representações sociais constituíram de forma objetiva os conhecimentos socialmente materializados pelos ribeirinhos que compreendem que o acesso aos serviços de saúde na comunidade rural, no âmbito do SUS, avançou, paulatinamente, na reorganização da atenção à saúde, não garantindo o acesso da população aos serviços de saúde.

A despeito da reforma do setor saúde no município de Autazes, o serviço de saúde da Comunidade Rural Vila de Urucurituba continua incipiente e ineficaz, com desajuste entre prestação de serviços básicos e especializados de saúde, oferta de serviços e demanda reprimida; deficiência na assistência farmacêutica básica e indispensável e precariedade do sistema de referencia e contrarreferência.  Há inadequada relação profissional de saúde (médico, enfermeiro, farmacêutico e cirurgião dentista) pela inexistência de uma política de valorização de profissionais de saúde.

A compreensão inicial que tive desta dissertação, foi destacada a partir da acessibilidade que, em pleno século XXI, ainda não é integralmente assegurado, principalmente em comunidades ribeirinhas. Um dos principais problemas que podemos destacar através de minha experiência como usuário do SUS é a demora no tempo de espera, alguns parentes ate optam por planos de saúde, para que isso não ocorra. Outro ponto é a pessima qualidade no atendimento, ao chegar ao hospital, certamente será porque estamos doentes ou com alguma dor e isso já nos deixa fragilizados (tanto física quanto emocionalmente) nos tornando vulneráveis a qualquer comportamento desumano de profissionais desqualificados.

Em uma pesquisa realizada no site MV, observamos que não só esses casos acima, presenciados por mim, mas outros se tornam um problema na saúde publica brasileira como: Falta de médicos, alto numero de morte, má administração, escasso atendimento na emergência, desperdício de tempo, etc. o Instituto Datafolha, em 2018, ouviu 2.087 pessoas, sendo que 59% são residentes do interior, para saber a qualidade do sistema de saúde disponível, 89% das pessoas entrevistadas classificaram a saúde publica-privada como péssima, ruim ou regular.

Buscando soluções para um aprimoramento do mesmo, encontramos: melhora na atenção primaria; instalação do programa Remédio em Casa; acompanhamento psicossocial; motivação aos profissionais da área; extrair profissionais capacitados, etc. (site: MV, Como vencer os maiores desafios da saúde publica brasileira. Agost. 2016)

 O vocábulo apresenta uma compreensão fácil e de simples domínio do tema proposto, direcionando-se, sem redundância, para o objetivo pré-determinado. A qualidade e a originalidade do texto se baseiam na pesquisa de campo, o que se torna importante para, através da observação participante, extrair dados reais e confiantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com