TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social: Pesquisa ciúme

Por:   •  22/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

JUSTIFICATIVA:

Apresentou-se nesta pesquisa a importância em abordar-se que por mais que as relações amorosas sejam assunto de conhecimento popular, dados científicos são estudados e podem ser uma ferramenta importante para a Psicologia Social estudar as relações humanas, com intuito de melhorias futuras.

PROBLEMA:

        Essa pesquisa se justificou por analisarmos e abordarmos as diferentes opiniões das pessoas acerca de possíveis situações de traição.

HIPOTÉSES:

        H1: Mulheres tendem a ser mais ciumentas que os homens.

        H2: Todos tendem a considerar relação sexual continua traição.

        H3: Grande parte das pessoas não consideram uso de roupas curtas traição.

        H4: Homens e mulheres tendem a considerar relacionamentos virtuais como traição.

OBJETIVOS:

Identificar quais situações as pessoas caracterizam como comportamentos de traição. Identificar possíveis diferenças de opinião variáveis de acordo com o gênero (homens e mulheres). Identificar possíveis diferenças de opinião variáveis de acordo com a orientação sexual.


A dependência humana uns dos outros, dura a vida toda, e coloca as relações no centro de nossa existência. Temos o que os psicólogos sociais de hoje chamam de uma necessidade de pertencimento, ou seja, de se conectar com os outros em relacionamentos próximos e duradouros. (MYERS, 2000) A traição amorosa é um fenômeno presente em vários relacionamentos, existem poucas pesquisas investigando acerca do assunto, principalmente pelo fato de que não é um assunto simples de ser abordado e pode fazer com que as pessoas se lembrem de decepções e danos causados em sua vida por relacionamentos. O presente trabalho tem como objetivo verificar quais atitudes e comportamentos as pessoas consideram como traição.

A infidelidade é apontada como um dos principais fatores responsáveis pelo o fim dos relacionamentos amorosos. Pode ser entendida como uma sequência de comportamentos de traição, e é apontada como o maior fator de transgressão e violação ao que se refere à exclusividade conjugal. Diz respeito ao comportamento romântico e/ou sexual fora do relacionamento entendido como estável/fixo ou duradouro. Esta pode ser uma atitude de pessoas solteiras ou casadas que tem uma expectativa de exclusividade no seu relacionamento. (AFIFI; FALATO; WEINER, 2001)

Em uma época como a nossa onde os casais não acreditam em amor eterno, é interessante refletir sobre a fidelidade, que tende a permanecer como uma busca permanente, inclusive para os relacionamentos extraconjugais. Segundo a autora, “a fidelidade permanece como um valor, apesar das enormes mudanças nas relações afetivo-sexuais na atualidade” (Goldenberg, 2006). A traição não é somente condenada nos relacionamentos amorosos oficiais, mas também em outros contextos românticos como namoros, noivados e demais formas de relacionamento amoroso.

Dentro da perspectiva da traição é encontrado também o fator ciúme. Levando-se em consideração este aspecto que nos indica alguns dos muitos motivos de porque o amor e os relacionamentos amorosos são tão valorizados em nossa sociedade, podemos procurar entender melhor o mecanismo do ciúme que, por definição, visa diminuir ou eliminar os riscos da perda da pessoa amado e, consequentemente, do amor, da afeição, do tempo e da atenção e de outros recursos que o parceiro pode redirecionar para o algum(a) rival real, ou ainda, imaginário(a) quando estas oportunidades deveriam estar sendo oferecidas para o(a) parceiro(a) (ALMEIDA, 2007). Ferreira-Santos (1998) aponta que devido à várias manifestações de ciúme por pessoas, e mesmo por objetos, fica muito difícil compreender a origem destas situações. Além disso, cada pessoa pode exprimir o seu ciúme de uma forma singular, ou seja, o experimenta do seu próprio jeito, dado que os evocadores, as reações, os sentimentos e as consequências são muito semelhantes para as pessoas ou grupos de pessoas.


MÉTODO

PARTICIPANTES

Participaram desta pesquisa 70 pessoas, 19 homens e 51 mulheres, recrutados de forma aleatória nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - área 4.

MATERIAIS

Para avaliar a opinião dos participantes em relação a situações sobre serem ou não comportamentos de traição, foi desenvolvido um questionário especialmente para este trabalho. Para poder analisar os resultados que virão a seguir. Utilizamos canetas, pranchetas, e o programa SPSS como recurso tecnológico, além das pesquisas realizadas através das referências bibliográfica conforme o assunto abordado como tema.

PROCEDIMENTOS

        A pesquisa teve como base questionários na perspectiva quantitativa com amostra aleatória. Foram realizadas através das pesquisas em 70 pessoas dos Campus I – área 4 Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que foram escolhidas de forma aleatória nas dependências das áreas de convivência conforme suas disponibilidades.


Resultado e discussão

        A realização deste estudo, permitiu-nos conhecer um pouco mais sobre a definição de traição e o ciúme, já que é um assunto vasto, que deriva várias abordagens e problemas no contexto emocional e social dos casais. Permitiu também refletir a atuação da psicologia neste aspecto.

O ciúme é um sentimento conhecido de todos nós: observamo-lo imediatamente nas relações das pessoas ao nosso redor nos romances que lemos, assim como a traição.

Embora cada um tenha a sua visão de mundo, existem situações que permitem conviver e compartilhar das mesmas experiências, mas no geral foi perceptível que cada um tem uma visão diferente do que vem a ser uma forma de traição e algumas vezes de ciúmes delirante.

  • Tabela 1,2 e 3:

Relacao sexual sem sentimento continua

Frequência

Porcentagem

Porcentagem válida

Porcentagem acumulativa

Válido

discordo totalmente

1

1,4

1,4

1,4

discordo

3

4,3

4,3

5,7

nem discordo nem concordo

3

4,3

4,3

10,0

concordo

15

21,4

21,4

31,4

concordo totalmente

48

68,6

68,6

100,0

Total

70

100,0

100,0

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com