TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA:

 17. Explique o contexto histórico no qual floresceu a psicologia sócio-histórica.

A revolução socialista de outubro de 1917 enfrentou nos primeiros anos um período tumultuado, marcado por uma guerra civil, pela intervenção estrangeira e por uma situação econômica ruim que levou a nação russa à escassez de alimentos, penalizando sua população com um longo período de fome, vitimando muitas pessoas, inclusive Vygotsky, com tuberculose. Esta situação levou o novo regime a implantar um comunismo de guerra, o que culminou em 1921, sob a liderança de Lenin, com a consolidação do regime comunista no país. Vitoriosa a Revolução, a Rússia encontrava-se em estado lastimável. Vygotsky surge na psicologia num momento significativo para a nação russa. Logo após ter-se consolidado a revolução, emerge uma nova sociedade, que, conseqüentemente, exige a constituição de um novo homem. Nesse sentido, a primeira missão que a Revolução imprimiu para a psicologia foi a análise dos problemas de aplicação prática. Por sua formação humanista e sua bagagem cultural, Vygotsky reunia as condições necessárias para idealizar uma nova concepção de Educação, Pedologia (ciência da criança) e Psicologia.

18. Qual a crítica que Vigotski faz às demais abordagens em psicologia.

A efervescência científica observada nos anos que se seguiram à revolução russa estava presente no âmbito da psicologia soviética através da antagônica relação entre diferentes escolas, cujas explicações representavam sempre contribuições parciais ao estudo dos fenômenos psicológicos. Vigotski acreditava que nenhuma das escolas de psicologia então existentes, pelas suas próprias limitações teórico-metodológicas, seria capaz de abarcar a complexidade de elementos postos em jogo nos estudos psicológicos e, por essa razão, suas pesquisas buscavam a formulação de uma síntese das concepções antagônicas a partir de novas bases teóricas. Behavioristas e gestaltistas cindiam a psicologia em duas esferas aparentemente irreconciliáveis. Diante de tal quadro, ele propôs, então, uma nova psicologia que, baseada no método e nos princípios do materialismo dialético, compreendesse o aspecto cognitivo a partir da descrição e explicação das funções psicológicas superiores, as quais, na sua visão, eram determinadas histórica e culturalmente. Ou seja, propõe uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano que inclui tanto a identificação dos mecanismos cerebrais subjacentes à formação e desenvolvimento das funções psicológicas, como a especificação do contexto social em que ocorreu tal desenvolvimento.

19. Explique o que leva Vygotsky a afirmar que a Psicologia construiu visões de homem e do fenômeno Psicológico que precisam ser superadas, são elas: a) O Liberalismo b) A noção naturalizada de fenômeno Psicológico.

A) O liberalismo, expressão necessária do modo de produção capitalista está fundamentado na idéia de que cada individuo é um ser moral que possui direitos inalienáveis, derivados de sua própria humanidade. Dotado de potencialidades, deve ser livre para desenvolvê-las. A submissão dos indivíduos a condições opressivas de vida e a vontade arbitrárias é incompatível com a dignidade humana e com a idéia de autonomia do ser humano. Para resolver essa difícil questão da liberdade dos indivíduos, o liberalismo colocou na Lei a expressão daquilo que garante a liberdade de cada um, criando, assim, algo acima de todos, impessoal e objetivo, que garante o controle das vontades individuais e, consequentemente a liberdade necessária ao desenvolvimento de cada um. As teses fundamentais do liberalismo clássico são, portanto, os direitos naturais à liberdade e à igualdade e os direitos legais de propriedade e segurança. O liberalismo se desenvolveu em nossa sociedade. O positivismo fertilizou o liberalismo com seus conceitos abstratos e universais de neutralidade, objetividade, progresso, ordem e desenvolvimento, coesão e moral. Esse liberalismo incrementado foi fundamental para a construção de uma sociologia da ordem, na qual se neutralizaram as contradições existentes na sociedade de classes e despolitizaram suas manifestações. O positivismo ainda rechaçou o indivíduo como categoria de pensamento, entregando-o aos cuidados da psicologia do ajustamento e da adaptação, que o estudou de forma isolada das condições materiais da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com