TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EM PSICOLOGIA

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 8

 A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EM PSICOLOGIA.

A psicologia se institui na área das ciências em 1875 e suas condições para desenvolvimento se dão no século XIX. O que leva a isso é a Ascenção da burguesia enquanto classe social. As transformações a partir daí são condições para o surgimento da ciência moderna e para a psicologia. Os conhecimentos produzidos a partir daí foram aqueles voltados para a racionalidade e a partir da experiência, pois neste momento o homem é tido como ênfase, assim como sua liberdade, a sua razão e as suas possibilidades de transformação do mundo real. Portanto se constitui assim um conhecimento experimental, empírico e quantitativo. Além disso ela é também positivista ( por que é pautada no observarvavel), racionalista ( ênfase na razão para interpretar as leis naturais), mecanicista( guiar o funcionamento regular do mundo através de leis que poderiam ser conhecidas), associacionista  ( as idéias de organizam na mente através de associações que resultam em conhecimento ), a atomista  (o todo se constitui de partes) e determinista ( os fenômenos constitui uma relação de causa e efeito que poderia ser descoberta pela razão humana).

Diante disso, surge Wundt como percursor para tornar a psicologia uma ciência, que tem a experiência consciente como um objeto próprio. Olhava para a consciência de forma atomista, pois considerava os elementos básicos dela e também a pensava como processo ativo na organização do seu conteúdo pela força da vontade, assim como a via o pensamento humano como fruto da natureza e também da vida mental.  A partir daí a psicologia já abarcava as contradições do ser humano. Para resolver as dicotomias do natural e social; interno e externo; autonomia e determinação, Wundt sugeriu duas psicológias: uma social e uma experimental. Os que procedem a Wundt escolheram um dos lados ao se tratar do ser humano, mecanicista e determinista , até chegar a ser solucionada essa dicotomia com o materialismo dialético. Essas diferenças são pautadas no: interno/externo; psíquico/orgânico; comportamento/ vivências subjetivas; natural/ social; autonomia/determinação.

Deve se assumir uma postura para superar essas dicotomias e avançar na sua compreensão, pois se tomarmos só um lado como base sua compreensão se torna incompleta.

Uma opção para superação dessa dicotomia é a psicologia sócio- histórica, que tem como base a psicologia histórico- cultural de Vygotski. O seu discurso em 1924 no congresso panrusso de Psiconeurologia demonstra sua vontade na produção de uma psicologia dialética. Ela é fundamentada no marxismo a qual propõe o materialismo histórico e dialético, concebendo o homem como ativo,  social e histórico.  A sociedade é produção histórica que produz sua vida material através do trabalho. Idéias como representação da realidade. Realidade material fixada nas contradições que se apresentam nas idéias. A história como fazer humano, que tem base material para toda produção das idéias.

A psicologia precisa superar visões abstrata de homem e fenômeno psicológico que foram construídas ao longo dos anos.

Surgiu o liberalismo junto com a Ascenção da burguesia como contradição ao pensamento que se consolidava na época, de que o homem era determinado por uma vontade divina e que isso resultava em um sistema feudal. Surge então o pensamento de que o homem é livre, iguais e dotados de direitos. Essa idéia surgiu para alimentar um sistema capitalista que necessitava de um ser livre e dotado de escolhas para explorar sua matéria prima, um ser consumidor e produtivo. A escolha constitui a noção de indivíduo, noção do eu entre os homens. Com isso desenvolve a noção de vida privada. A vida coletiva vai dando lugar a espaço privado de vida.

A psicologia se torna necessária então para o estudo desse eu e de sua singularidade que vai surgindo através desse novo sistema capitalista.

O liberalismo propõe o questionamento das hierarquias do período feudal e de uma sociedade que dessem as melhores condições para o homem. No mundo moderno o liberalismo explica as desigualdades através da liberdade de escolha do homem diante de uma sociedade "igualitária". Essas idéias colaboram para a formação da psicologia e dos fenômenos psicológicos tais como eles são hoje tais como: o fenômeno é bio-psico-social; o fenômeno envolve ou implica a interação entre pessoas; o fenômeno se refere a um indivíduo que é agente e sujeito.

Mas o que é o fenômeno psicológico? Ele tem sido visto como algo descolado do indivíduo e da realidade a qual ele se insere, mas que habita em nós. Sua relação com a cultura e com o meio social é tida como de habituação com esse mundo como forma de sobrevivência, já que temos que estar nesse mundo social, assim como também impede o pleno desenvolvevimeto do mundo interno ou psicológico. Ele é visto como abstrato e naturalizado em nosso próprio ser, que será desenvolvido através do afeto, boas condições de vida e estimulações adequadas.

Para a psicologia Socio-Histórica o fenômeno psicológico: não pertence à natureza humana;  não é preexistente ao homem; reflete a condição social, econômica e cultural em que vivem os homens. O subjetivo se constrói na objetividade entre os homens, é preciso estudar o exterior para conhecer o interior. O homem e atua e modifica o mundo e o mesmo constrói elementos para a constituição interna dos homens. O mundo objetivo é  internalizado através da linguagem. Sendo assim o mundo interno é um mundo em dialética com o mundo social.

A psicologia sócio histórica crítica as perspectivas anteriores pois se tratam de uma visão ideológica da psicologia que impede a transformação das condições de vida constitutiva do fenômeno. A psicologia assim tem reforçado padrões de vida postos pela elite, ajudando a manter as desigualdades culpabilizando o homem de sua condição social.

O fenômeno psicológico é constituído através de nossa relação com o mundo em nosso aparato biológico. Esse fenômeno é entendido através do meio social, e o meio social é compreendido ao estudar o fenômeno. Eles estão interligados em seu desenvolvimento.

A psicologia sócio histórica exige então um posicionamento crítico, de uma visão ética e política sobre o objeto de estudo. Assim como também rompe com tradições estigmatizadora e classificatória da ciência e profissão, antes vista de forma ideológica para manutenção de poder das elites.

Períodos como a colonização e a industrialização no Brasil construíram uma ideologia de higienização da população moralmente, uma psicologia classificatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com