TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOSE E ESQUIZOFRENIA

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.588 Palavras (19 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

FERNANDO MARTINS SUTIL

PSICOSE E ESQUIZOFRENIA

Distintas compreensões sobre a loucura.

RANGEL - SANTOS

2019

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

FERNANDO MARTINS SUTIL

PSICOSE E ESQUIZOFRENIA

Distintas compreensões sobre a loucura.

Trabalho apresentado para a disciplina Psicopatologia Especial, conforme solicitado para conclusão de dependência – DP.

RANGEL - SANTOS

2019

SUMÁRIO

  1.       PSICOSE E ESQUIZOFRENIA: DISTINTAS COMPREENÇÕES SOBRE A LOUCURA04

1.1         Saúde, doença, sanidade e loucura04

   1.2         Psicose.............................................................................................05

   1.3         Esquizofrenia....................................................................................07

   1.4         Sinais de esquizofrenia já na infância..............................................09

     2.         TRATAMENTO.................................................................................09

   2.1         Benefícios da terapia nos casos de esquizofrenia...........................10

   2.2         Principais medicamentos usados no tratamento..............................11

   2.3         Esquizofrenia e depressão ao mesmo tempo..................................11

   2.4         A importância de desmistificar a esquizofrenia................................11

     3.         DEPOIMENTO..................................................................................12

     4.         REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................16

PSICOSE E ESQUIZOFRENIA: DISTINTAS COMPREENSÕES SOBRE A LOUCURA.

Saúde, doença, sanidade e loucura.

        A energia que dispomos para viver nunca será a mesma das que já dispusemos, portanto, segundo Demócrito (460 a.C. / 370 a.C.), cada segundo da nossa existência, do nosso corpo, é pautado por um agenciamento atômico inédito e por um estado de disposição e de energia também inéditos. Isto significa que toda tentativa de categorização de um corpo em “são” ou “doente” é uma violência, pois a saúde nada mais é do que uma suposição, abstração, idealização que intelectivamente formulamos para corpos que pelo fato de não permanecerem e não respeitar o protocolo, são sempre inéditos e irrepetíveis de tal maneira que se nunca somos os mesmos, nunca temos exatamente a mesma disposição, os nossos estados de ânimo são sempre inéditos, e portanto não há como categorizar em sadios ou enfermos (BARROS, 2015).

        O tempo todo estamos oscilando entre maior ou menor disposição, e as indisposições são diferentes uma das outras, bem como os picos de energia são diferentes uns dos outros (BARROS, 2015).

        Toda categoria de saúde é uma abstração indevida. Definir os estados de saúde e doença são troféus socialmente legítimos. Em outras palavras, é indiscutível o poder daquele que tem a legitimidade e a autorização social para definir o que é estar “são” e o que é estar “enfermo”. O enfermo terá que se submeter a algum tipo de processo corretivo, que pode se chamar de “cura”. Normalmente tem a legitimidade para curar aqueles mesmos que a tem para categorizar (BARROS, 2015).

        Saúde e doença, é muito mais uma questão política do que orgânica, é do interesse de quem se apressa em propor as categorias do que propriamente uma questão do estado de ânimo de cada corpo. É muito mais uma questão do interesse da cura do que propriamente da própria possibilidade de curar (BARROS, 2015).

        Michel Foucault (1926 / 1984), buscou a história da definição de loucura. É perfeitamente previsível que dada a infinidade de estados de espírito dos múltiplos corpos no mundo, é que o número de doenças não pare de aumentar, mas o número de nomes de doenças nunca dará conta da infinidade dos estados corporais das pessoas observáveis, estará sempre correndo atrás. O número dos nomes de doenças atenderá muito mais aos interesses dos classificadores do que propriamente ao mal-estar dos classificados (BARROS, 2015).

Psicose

        Quando um estado mental patológico, é caracterizado por perda da realidade de um indivíduo, que passa a demonstrar comportamentos, muitas vezes, antissociais, é dado o nome de psicose.

        Não se trata de sinônimo de psicopatia, que é muito mais grave, e para a qual não existe tratamento, consistindo em desordem de personalidade. Diferentemente da psicose, que é uma desordem psíquica, e nada diz respeito à personalidade, e sim a perda e alteração do contato com a realidade.

        São inúmeros os transtornos psicóticos, sendo a maioria categorizada em três grupos principais, tendo base em suas causas. São elas a psicose advinda de uma condição mental, a psicose advinda de uma norma sanitária médica geral, ou advinda do abuso de drogas ilícitas, remédios e álcool.

        Suas causas ainda são tema de discussão e controvérsias na comunidade médico-científica. Por hora, acredita-se que fatores sociais, abuso de substâncias, isolamento social, fatores biológicos e psicológicos, podem ser associados, devido à sua reação em cadeia, resultando nas causas prováveis que desenvolvem o quadro psicótico.

        É o tipo de doença que pode acontecer em qualquer idade, tendo como principal fator de risco, o abuso de substâncias e estimulantes sintéticos, ou mesmo naturais.

        Sinais diversos, como mudança de características pessoais de um indivíduo, humor, maneira de pensar e se comportar, tendo sua intensidade aumentada com o decorrer do tempo. Alguns sinais, como pensamento confuso, onde não há sentido, ou não há clareza nas ideias expressas, dificuldades de concentração e problemas com a memória curta, como também a fala, que pode ficar mais rápida, lenta ou distorcida.

Delírios são crenças que fogem da realidade, e podem tornar-se mais frequentes com o passar do tempo, sendo a ideia de perseguição o principal tipo de delírio, acompanhado de medo e desconfiança, e também podem trazer uma sensação de possuir poderes especiais, o que faz o sujeito crer, por exemplo, que se comunica com seres irreais, que lhe dão comandos em sua cabeça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com