TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Parapsicologia Na Psicologia

Por:   •  1/3/2021  •  Resenha  •  6.265 Palavras (26 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUCÃO

 

a) Dentre todas as expressões existentes para designar a pessoa que tem faculdades paranormais, utilizaremos o termo sensitivo, por considerá-lo o mais adequado. Sensitivo significa tanto aquele que sente, como aquele que se faz sentir; desta forma, abrange tanto os fenômenos de percepção extra-sensorial como os de efeitos físicos.

b) No final , apresentamos um Glossário de termos pertinentes à Parapsicologia, contendo o número da Questão (ou Questões) onde tais termos são abordados

c) Em se tratando de um assunto tão complexo e controvertido, procuramos intencionalmente dar respostas simplificadas, mas sem prejuízo do seu conteúdo científico.

1 - O que é a Parapsicologia?

É a disciplina que estuda a ocorrência de fenômenos psíquicos chamados paranormais e cujas causas ainda não são totalmente conhecidas.

2 - Quer dizer que todos os fenômenos paranormais são de origem psíquica?

Ainda não se conhece com absoluta exatidão todo o processo que desencadeia os fenômenos paranormais. Os parapsicólogos norte-americanos e europeus consideram a fenomenologia paranormal como sendo de natureza psíquica (mental), enquanto os cientistas russos preferem a hipótese fisiológica (material). No entanto, as mais recentes pesquisas demonstram que se trata de um processo interrelacionado, isto é psicofisiológico, mas que é disparado ou controlado pelo psiquismo.

3 - A Parapsicologia é considerada uma ciência?

Em um Congresso Internacional realizado em 1963, em Utrecht, na Holanda, a Parapsicologia foi reconhecida oficialmente como ciência. Apesar disso, o meio científico tradicional hesita ou mesmo recusa dar credibilidade ao assunto.

4 - Por que a Parapsicologia é desacreditada junto ao cientistas em geral?

A maior parte dos fenômenos paranormais pode ser fraudada. Por outro lado a paranormalidade se manifesta, na maioria das vezes, de forma inesperada e espontânea e quase sempre com poucas testemunhas dificultando qualquer controle, observação e reprodução de forma com seria possível num laboratório. Assim, ocorrência constante de fraudes e a dificudade de controle e reprodução dos fenômenos são os principais responsáveis pelo ceticismo do meio científico com relação à Parapsicologia.

5 - Quem pode ser parapsicólogo?

No Brasil, tal atividade não é oficialmente reconhecida, nem há cursos profissionalizantes a respeito. Assim, o conhecimento da matéria é obtido através de pesquisas pessoais, leituras, experiências e cursos informativos de curta duração. Desta maneira, os indivíduos que conseguem acumular um bom conhecimento do assunto, intitulam-se ou são conhecidos como parapsicólogos.

6 - Todo parapsicólogo possui "poderes" paranormais?

Não necessariamente. De um modo geral, o sensitivo não se interessa muito em estudar cientificamente a sua condição e, assim, é pouco provável que venha a se tornar um parapsicólogo. No entanto, há pessoas não sensitivas que estudam o assunto e tornam-se parapsicólogos, sem manifestarem nenhum dom paranormal. O que pode ocorrer é que tais pessoas, justamente devido ao seu estudo, venham a desenvolver faculdades latentes, tornando-se então, parapsicólogos-sensitivos ou vice-versa. Mas esta não é uma regra geral.

7 - Isto quer dizer que as faculdades paranormais podem ser adquiridas através do estudo ou do treinamento?

Sem dúvida, apesar de ser mais correto afirmar que as faculdades paranormais podem ser desenvolvidas, ao invés de adquiridas. Isto porque tais potencialidades existem em todos nós, embora de forma latente, a nível inconsciente. Algumas pessoas, no entanto, parecem trazer este "talento" já de berço, mais ou menos como ocorre, por analogia, com aquelas que já nascem com "vocação" ou tendência para música, pintura, etc.

8 - Qual a natureza do elemento causador dos fenômenos paranormais?

Os fenômenos exclusivamente psíquicos são atribuidos à utilização de uma faculdade chamada Percepção Extrasensorial P-E-S e os fenômenos de efeitos fisicos são atribuidos à liberação de uma energia. chamada Telergia, constituída por forças complexas do organismo humano, tais como ondas cerebrais, atividades elétricas, energias plásticas e motoras, ações musculares, nervosas, magnéticas e caloríficas liberadas por uma "psicorragia", analogia grosseira ao processo de hemorragia.

9 - É verdade que todo sensitivo tem problemas psíquicos?

Embora os casos de alteração da consciência possam provocar a ocorrência de fenômenos paranormais, não se pode nem se deve generalizar. Pessoas consideradas "normais" também podem produzir alguns fenômenos, desde que sob cenas condições que facilitem a liberação do inconsciente, tais como: relaxamento profundo, transe, tensão ou emoção excessivas, embriaguez, delírio, febre, excitação, etc.

l0 - É perigoso o desenvolvimento das faculdades paranormais?

Com orientação adequada, pode-se desenvolver sem perigo algumas das faculdades paranormais. No entanto, sem a referida orientação, o indivíduo pode afastar-se da abordagem científica e envolver-se em complexos processos místico-religiosos ou supersticiosos, levando-o à incapacidade de discernir a fantasia da realidade.

11 - O que é um "sensitivo" ou "médium"?

Médium é uma palavra utilizada pelos espíritas, para designar a pessoa que "recebe ou incorpora espíritos''. Estas expressões designam o indivíduo que manifesta faculdades paranormais produzindo fenômenos. A palavra "médium" é exclusiva da doutrina espírita e é utilizada para designar a pessoa que, segundo a crença, "recebe" ou incorpora o espírito de pessoas falecidas. Usa-se também: dotado, paranormal, vidente, percipiente, metagnomo, etc. Conforme esclarecimentos anteriores, aqui usaremos a expressão sensitivos.

12 - Quem criou a expressão "Parapsicologia"?

A primeira pessoa a usar este termo foi o francês Max Dessoir, em 1889. No entanto, a expressão só veio a se popularizar bem mais tarde, quando os americanos a adotaram.

13 - Desde quando os fenômenos paranormais são estudados cientificamente?

Desde 1882, com a fundação da "Societi for Psychical Research", em Londres, diversos cientistas, alguns dos quais detentores de Prêmio Nobel. Atualmente, no exterior, diversas Universidades possuem Iaboratórios e cátedras específicas de Parapsicologia, sendo as mais famosas as da Duke University, na Carolina do Norte, EUA (sob o comando do famoso J.B. Rhine) e a da Universidade de Leningrado, na Rússia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com