TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção Familiar A Cerca Do Alzaimer

Artigo: A Percepção Familiar A Cerca Do Alzaimer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

BARBOSA, C,S; SILVA,C, S; ARAUJO, L,R,D. Percepção da Família a cerca do paciente com Alzheimer. Relatório de Pesquisa. Faculdade Integral Diferencial, Teresina, 2012.

RESUMO

Estudo de natureza qualitativa que objetiva descrever a trajetória da família com doente de Alzheimer demenciado, conhecer como ela cuida deste no domicílio e identificar suas expectativas em relação ao mesmo. A coleta de informações envolveu entrevistas semi-estruturadas com familiares do portador da doença de Alzheimer. Neste trabalho analisamos o conhecimento do cuidador sobre os cuidados necessários aos portadores de Alzheimer, verificamos os fatores físicos e psicológicos que afetam estes cuidadores, e a partir disso podemos notar que apesar de muitos dos cuidadores não se sentirem bem com essa situação, seja por não ter o apoio da família, por não ter perspectivas de melhora do quadro clínico do doente ou por outros fatores, a maioria tem interesse por aprender a cuidar melhor do idoso e de si mesmo. Concluímos que a trajetória da família com idoso portador de Alzheimer e a evolução progressiva da doença que leva a maior dependência do doente para a realização das atividades diárias impõe limites à dinâmica familiar que sofre mudanças para atender às demandas de cuidado que tende a ser assumido por um familiar.

Palavras Chaves: Cuidador. Alzheimer,Família.

1 INTRODUÇÃO

O tema dessa pesquisa foi em compreender a Percepção da Família a cerca do paciente com Alzheimer, o interesse pela temática surgiu pelo contato próximo de uma das pesquisadoras com familiar portador do Mal de Alzheimer.

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros vem acarretando nos últimos anos um alargamento na pirâmide etária brasileira, visto que a população está envelhecendo. Este envelhecimento é acompanhado pelas doenças crônico-degenerativas como a doença de Alzheimer. O aumento da incidência dessa doença entre os idosos e as repercussões para a qualidade de vida dos mesmos e das pessoas que deles cuidam mostram a necessidade de um maior conhecimento sobre sua evolução e tratamento.

A doença de Alzheimer por enquanto é incurável, degenerativa e causa danos estruturais no cérebro, levando o idoso a necessitar do apoio contínuo no atendimento às suas necessidades básicas de sobrevivência. Assim, a família passa a ser o elemento central com importante papel no cuidado ao mesmo, o que acaba repercutindo na dinâmica familiar, pois ocorrem mudanças na rotina que vão gerar conflitos e dúvidas para aqueles que passam a assumir a responsabilidade desse cuidado no ambiente domiciliar. (SANTO & PAES, 2005).

De acordo com Santo & Paes (2005), a família é fundamental para a prestação dos cuidados ao portador da doença de Alzheimer no ambiente domiciliar. Mas nem todos os familiares estão preparados física e psicologicamente para conviver e cuidar desses idosos e por isso é importante o acesso às informações sobre a patologia e sobre como desenvolver os cuidados domiciliares necessários para o mesmo.

Partindo desse contexto, a realização de pesquisas que visem compreender a visão dos cuidadores familiares - peças fundamentais no tratamento dos pacientes – a respeito do Alzheimer se faz importante, uma vez que, conhecendo-se mais essa realidade possam ser desenvolvidas medidas de intervenção de modo a diminuir os impactos provocados pela doença.

Este trabalho tem como finalidade observar a percepção da família a cerca da perda de memória do paciente com Mal de Alzheimer.

Tendo como questões norteadoras os possíveis sentimentos gerados no cuidador diante do paciente com mal de Alzheimer as medidas e os cuidados que o familiar pode tomar para amenizar um possível sofrimento diante da doença, o sentimento do cuidador ao perceber que o paciente não o reconhece mais e a percepção do cuidador para com o paciente e relação à sociedade.

Os objetivos desse estudo foram: analisar o que a família sente diante da perda da memória do paciente portador da doença; verificar a visão da família a cerca do paciente dentro da sociedade e também identificar as possíveis medidas que o cuidador toma em relação ao bem estar subjetivo do decorrer da doença do familiar.

2 METODOLOGIA

O estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido com familiares que cuidavam de pessoas com doença de Alzheimer. Foram selecionados cinco familiares que cuidavam de pessoas com Alzheimer na residência, considerando a disponibilidade e interesse em participar do estudo.

A coleta de informações envolveu entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas para preservar o conteúdo integral dos depoimentos. Os sujeitos da pesquisa envolveram 5 pessoas do sexo feminino e um do sexo masculino. Antes de cada entrevista, os objetivos do estudo eram explicitados e cada sujeito assinava o termo de consentimento livre e esclarecido.

Encerrada a etapa de coleta de informações, as entrevistas foram transcritas na íntegra, para em seguida serem digitadas e identificadas por nomes fictícios para preservar o anonimato dos sujeitos. Para a etapa de análise das informações, foram realizadas inúmeras leituras das informações objetivando a identificação dos temas comuns emergentes dos discursos e foram agrupadas em 6 categorias: o significado do cuidar para familiar do paciente com Alzheimer, a relação do cuidador com o paciente, rotina no lidar com o paciente, Vida pessoal do Cuidador após a inserção da Doença e o Futuro.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os cincos cidadores familiares do presente estudo, apresentam idade entre vinte e um a quarenta e sete anos. Quanto ao gênero dos cuidadores familiares um do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Constatou-se que o gênero feminino teve maior prevalência, visto que são os mais frequentes nesses casos.

Tabela 1 Caracterização dos Participantes

Participantes Sexo Idade Escolaridade Profissão

Arnaldo M 21 ESI* Estudante

Maria F 44 EFI* Funcionária Pública

Mariana F 47 ESC* Médica

Bianca F 42 ESC* Funcionária Publica

Lurdes F 43 EFI* Aposentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com