TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise

Pesquisas Acadêmicas: A Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Fisioterapia 1º semestre.

Biologia Geral

Professor: Michel Toth Kamimura

Título: Experimento em laboratório com o microscópio.

Equipe: Toque mágico.

Quixadá, 17 março de 2011.

Introdução

O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x; Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x; Protônico, ampliação até 1.000.000 x. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação. (fig.1)

Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantes de óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Tudo indica porem, que o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek. O microscópio de Leeuwenhoek é considerado um microscópio simples, pois é constituído por uma única lente. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido comomicroscópio composto. (Carli, 2007)

Objetivo

Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento.

Materiais e Métodos

Fez-se um risco no papel com uma caneta esferográfica de cor azul e colocou-se o pedaço de papel sobre a lâmina. Adicionou-se uma gota de água no papel e colocou a lamínula por cima, preparando a lâmina para observação.

Microscópio e suas partes

Resultado e Discussão

Na primeira observação, sem risco no papel, com a lente de 4x de aumento já se pode ver no papel rasgado as fibras vegetais. (fig.1) No aumento com 10x vê-se também nas fibras, alguns pontos aglomerados. (fig.2) Ao observar um pedaço de papel rasgado através da lente 40x de aumento, vê-se espécies de fiapos muito finos, além de vê-se pontos maiores e mais espalhados pelos fios de fibra. (fig.3)

Na segunda observação, com um risco no papel, notou-se que a imagem apresenta-se invertida, quando observada na primeira lente, e se move em sentido contrário ao da lâmina. Quando substituída por uma de maior aumento a imagem fica menos iluminada. Percebeu-se que quando substituída a lente de menor por uma de maior aumento, o comprimento e a largura da imagem duplicam de tamanho e já não conseguimos ver a figura completa.

Conclusão

Observou-se o microscópio, suas estruturas e suas respectivas funções, aprendendo a manuseá-lo.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com