TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise

Exames: A Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo III - O Behaviorismo

1- John B. Watson foi seu fundador. Suas denominações são: Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento ou simplesmente Análise do Comportamento.

2- O comportamento. É caracterizado como um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

3- É estudado apartir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor de suas interações.

4- O mais importante teórico behaviorista foi Burrhus Frederic Skinner.

5- São interações estimulo-resposta incondicionadas, nas quais certos enventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de aprendizagem. Exemplo: citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

6- Pode ser condicionado através de respostas do organismo a estimulos que antes ele não respondia. Exemplo: Se tocar uma campainha e mostrar a carne junto à ela, o cão, ao ouvir o barulho da campainha, fará uma associação do som à comida. Se repetida a ação várias vezes, o cão passará a salivar apenas ao ouvir a campainha. Ou seja, um estímulo sonoro desencadeará modificações digestivas.

7- É ação do organismo sobre o meio e o efeito dele resultante. Exemplo: a leitura de um livro, o escrever de uma carta, tocar um instrumento, etc.

8- Se condiciona atravéz da punição, reforçamento, extinção, entre outros. Exemplo: a crença de que se poder fazer um alcoólatra ter medo de beber novamente atravéz de do reforço negativo.

9-É toda consequencia que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura dessa resposta. Reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Exemplo: ao darmos um alimento a um cachorro que busca uma bola lançada e a traz de volta é um exemplo de reforço positivo. O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Exemplo: um doente que toma remédios para evitar sentir dores é um exemplo de reforço negativo.

10- Na esquiva, há um primeiro estímulo que possibilita o objeto antecipar o segundo evento e executar um comportamento que reduza sua intensidade. No caso da fuga, não há aviso, ou seja, o comportamento que cessa um estímulo aversivo inicia depois da situação indesejável que já aconteceu.

11- Extinção é procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Logo, como consequência, a resposta diminuirá sua frequência correndo o risco de deixar de ser emitida.Exemplo: uma pessoa que estuda as seis e meia da manhã deve acordar bastante cedo para chegar à escola. Nas férias, quando não há aulas, ela passa a acordar mais tarde, pois não há mais o estímulo para acordar cedo. Punição é o procedimento que envolve a consequência de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. Eexemplo: as punições dos motoristas ao trânsito não tem motivado os mesmos a adotarem um comportamento adequado no trânsito.

12- Discriminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com