TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise e a Arte

Por:   •  12/4/2017  •  Resenha  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

Ester

Kalena

Nicole

Vanessa

Thays

Associação da Teoria Psicanalítica com a

Obra de Salvador Dalí


Ester Motta – C4839H-1

Kalena Gabriel – C48IGC-8

Nicole Nogueira – C41HEI-8

Vanessa Andrade – C583BC-0

Thays Godoy – C4140F-8

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da

Universidade Paulista de Sorocaba com intuito de

se realizar uma associação das ideias expostas

na Teoria Psicanalítica com o quadro “O Grande

Masturbador” de Salvador Dalí.

Professor: Wilson Klain


Sumário

1.        Introdução        4

2.        Desenvolvimento        5

3.        Conclusão        7

4.        Referências Bibliográficas        8



  1. Introdução

Este trabalho aborda alguns conceitos definidos por Freud dentro da psicanalise, como exemplo a sublimação, segundo Freud é:

Uma tendência humana se apresenta muito intensificada, quando incorporou a si, a fim de se fortificar, forças sexuais instintivas, da mesma forma que um pequeno riacho pode ser engrossado extraordinariamente pelas águas de um rio caudaloso. Pode assim acontecer que um homem se dedique ao seu trabalho com o mesmo entusiasmo apaixonado com que outras pessoas se dedicam aos seus amores, pois o trabalho pode representar para ele o que o amor representa para os outros, ou seja, um modo de dar expansão ao seu instinto sexual. A sublimação é essa capacidade que tem o instinto sexual de renunciar ao seu objetivo imediato em troca de outros objetivos não sexuais e mais apreciados pela sociedade.

Salvador Dalí, um grande artista influenciado por Freud, preferiu em suas obras representar os conteúdos dos sonhos. Ao longo deste trabalho será mostrada a relação entre sua obra “O Grande Masturbador” e alguns conceitos da psicanalise estabelecidos pelo autor Freud.    

  1. Desenvolvimento

Segundo Freud o inconsciente é constituído por pulsões sexuais, o objetivo ou meta é suprimir o estado de tensão, é no objeto ou graças a ele que a pulsão pode atingir sua meta, e são demonstradas de variadas formas, mas para melhor aceitação social, é redirecionada para um novo objetivo não sexual, como objetos socialmente valorizados (exemplo: arte); dado pelo processo de sublimação.

Um dos artistas influenciados por Freud foi Salvador Dalí, Basta analisar as pinturas desse grande artista para ter uma melhor percepção das pulsões sexuais nas Belas-Artes, o qual usava como método nessas pinturas surrealistas o conceito da livre associação, no qual o paciente falava tudo o que lhe surgia na mente, o artista pintava da mesma forma.

As obras de Dalí têm relações com as teorias de Freud, por ter preferência a imagens de um universo onírico; o mundo dos sonhos, da fantasia, da imaginação, portanto as obras surrealistas estavam ligadas de certa forma com o inconsciente, muitas das obras surrealistas eram vivenciadas em sonhos quando os artistas faziam uso de alucinógenos.

Na obra “O Grande Masturbador”, de Dalí, há vários conceitos da psicanálise que podem ser observados. Um deles é a condensação que nesta imagem podemos ver diversos elementos reunidos numa unidade desarmônica, ou a condensação de diversas imagens, que podem chegar a atenuar os traços que não coincidem para manter ou reforçar um ou mais traços comuns.

Na figura feminina que simula uma felação, diante dos quadris encoberto de um homem, é notável o desejo, referindo – se a vivencia da satisfação.

Na obra surrealista identificamos o deslocamento, através do simbolismo que é um modo de representação indireta e figurada de uma idéia, de um conflito, de desejo inconsciente. Sigmund Freud defende que o deslocamento é a possibilidade de uma energia de investimento se desligar de uma representação – símbolo – e ligar a outra representação – símbolo – com o objetivo de diminuir a sua importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com