TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução:

O Behaviorismo de Skinner corresponde ao estudos das respostas, onde seu maior foco era a preocupação em descrever e não em explicar o comportamento analisado. Sua pesquisa se tratava do comportamento observável, pois se acreditava que a investigação cientifica tratava-se de estabelecer relações funcionais entre os estímulos controlados por quem pesquisa e as respostas do organismo. “...as teorias afetam a prática. Uma concepção cientifica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal outra. Confusão na teórica significa confusão na prática.” (Skinner, 1994, p.23). Portanto, não tratamos as características essenciais como conceitos, instrumentos ou métodos rígidos, mas sim, em atitudes.

Skinner, portanto, iniciou seus estudos sobre Análise do Comportamento quando seu interesse foi despertado ao ter acesso aos livros de Pavlov e Watson, com destino á natureza humana. Analisando os conceitos criado por estes teóricos, podemos ressaltar quatro com grande importância em seus experimentos. Sendo deles: Condicionamento: É uma forma de aprendizagem em que o estímulo neutro passa, após se emparelhar com o estímulo incondicionado, demonstrando uma resposta reflexa.  Reforçamento: São eventos que ocorrem e tornam uma reação freqüente, aumentando a possibilidade de se repetir. Extinção: É a diminuição da freqüência de um comportamento através da remoção do reforço que influenciou na resposta, ou seja, o comportamento passa a não ser mais reforçado ocasionando uma diminuição da freqüência da resposta. Modelagem: É a técnica usada para ensinar um novo comportamento por meio de outro reforço.

A teoria Skinneriana consiste na ideia de que a resposta do individuo é mantida por suas conseqüências (Estímulo Reforçador), para demonstrar sua teoria, Skinner desenvolver uma caixa, que foi denominada Caixa de Skinner, com o objetivo de demonstrar à possibilidade do condicionamento operante da resposta de pressão a barra.

Referencia: 

B.F..’o cientista do comportamento e do aprendizado. 01 de outubro de 2008.Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2018.

CARVALHO, Thaiala Santos; PEREIRA, Yasmin Behrmann. Relatório das Aulas Práticas de Análise Experimental do Comportamento.2012.13p. Relatório (Psicologia) – Analise Experimental do Comportamento, [S.I],2012. Disponivel em: . acesso em: 06 de maio 2018

  1. Fundamentos Teóricos:

Burrhus Frederic Skinner, Psicólogo norte-americano nascido na Pensilvânia em 1904, foi o responsável por trabalhos na psicologia experimental e pelo behaviorismo radical, abordagem que busca compreender o comportamento. Dentre essa abordagem, descobriu o condicionamento operante, criando a “caixa de Skinner”, onde sua função era colocar um rato privado de alimento. Facilmente, o rato emitia diversos comportamentos aleatórios, e quando se aproximava de uma barra fixada na parede da caixa, Skinner introduzia uma quantidade de alimento. As próximas vezes eram depositadas apenas quando o rato retornava próximo a barra. Era, portanto, observado que os comportamentos do rato eram seguidos de um estimulo reforçador ( o alimento). Partindo do momento em que foram obtidos os dados , os pesquisadores podem analisar a taxa de resposta e determinar quais reforços levam ao mais alto nível de respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com