TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Reforço positivo: O reforço positivo é um evento que aumenta as chances da resposta que o produziu ser repetida no futuro. Um exemplo de reforço positivo em uma situação que ocorreu comigo foi: em 2017, 1 ano após ser dispensado de um time de Valinhos, comecei a treinar em um outro time da cidade, tinha treino 3 vezes por semana e me dedicava muito. No final do ano, fomos campeões municipais e eu fui artilheiro e eleito o melhor jogador do campeonato. Todo esse reconhecimento e recompensas pelo meu esforço foram muito gratificantes para mim, o que tornou aquilo um reforço positivo na minha vida, não apenas no futebol, pois vi que o esforço traz resultados, e esse foi um evento que aumentou as chances da resposta que o produziu ser repetida no futuro (me dedicar e me esforçar). Uma questão desafiadora sobre esse conceito é: como lembramos de utilizar o freio do carro?

Punição: A punição é um procedimento que envolve a consequência de uma resposta quando há a apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo presente. Um exemplo de punição em uma situação que ocorreu comigo: quando estava no ensino médio, havia a regra que proibia o uso de celulares na sala de aula. Um dia eu estava usando o meu escondido e o professor me repreendeu e me tirou da sala. Essa resposta do professor diminui a probabilidade de eu usar o celular em situações futuras, ou seja, o comportamento diminuiu de frequência. Uma questão desafiadora sobre esse conceito é: como sabemos que não podemos tirar a vida de alguém?

Esquiva: No processo de esquiva, dois estímulos aversivos são separados por um intervalo de tempo, nesse intervalo, o indivíduo executa um comportamento que reduz ou ameniza a magnitude do segundo estímulo. Um exemplo de esquiva em uma situação que ocorreu comigo foi: uma vez estava jogando futebol na escola, quando um amigo meu recebeu a bola na minha frente e fez o movimento de chute, logo eu levei a mão ao rosto, e em seguida a bola veio na minha direção e me acertou, se eu não tivesse colocado a mão, teria levado uma bolada no rosto. Uma questão desafiadora sobre esse conceito é: por que tiramos a roupa do varal quando ouvimos trovões?

Generalização: A generalização ocorre quando um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Um exemplo de situação em que ocorre generalização na minha vida é: eu tenho aracnofobia, ou seja, fobia de aranhas, isso foi desencadeado quando assisti Harry Potter e a Câmara Secreta quando era pequeno, em que aparece uma aranha gigante. No entanto, meu medo não se condicionou a aranhas gigantes, mas sim a todos os tipos de aranha, reais, brinquedos, imagens, etc. Foi uma generalização. Uma questão desafiadora sobre esse conceito é: por que quem não gosta de refrigerante, não consome nenhum tipo de refrigerante?

Discriminação: Discriminação ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro, ou seja, certo estímulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora. Um exemplo de situação que ocorreu comigo em que houve discriminação foi: experimentei narguilé com os meus amigos e eles acharam legal eu ter começado a usar com eles, pois todos usam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com