TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Por:   •  17/1/2023  •  Resenha  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 8

A noção empática está dentro da capacidade em que o psicoterapeuta, se coloca no lugar do outro, trazendo a sensibilidade aos sentimentos, experiencias, vivencias trazidas pelo cliente, e compreendê-lo como ela se sente, sem nenhum tipo de julgamento para que assim possa haver crescimento na psicoterapia.

consideração positiva incondicional, é a aceitação do psicoterapeuta com o cliente, tendo atitudes positivas, em relação com o que o cliente seja naquele momento.

congruência, quando o psicoterapeuta quando as suas relações com o cliente são verdadeiramente autenticas, onde ele pode expressa o que sente diante ao cliente dessa forma sendo respeitoso. Quanto mais o psicoterapeuta for ele mesmo em relação ao cliente ele terá a probabilidade maior de que  o crescimento seja construtivo, viver abertamente os sentimentos e atitudes daquele momento

ACP, foi uma única abordagem ao qual eu pude me encontrar de verdade, vejo a beleza existente por detrás dela, compreender o outro sem julgamentos, aceitá-lo do jeitinho que a pessoa é de verdade, sem que exista rótulos, o sentido que ela tem pra mim é que de uma forma ou outra pelas minhas vivencias vejo que se encaixa direitinho dento da ACP, antes mesmo de conhecer a abordagem em si, e lendo os matérias de tal abordagem pude perceber que até as minhas ações se em caixão na abordagem, pelo modo de eu ser, agir entre outras coisas, eu sempre fui empática com as pessoas, não gosto de rotular os outros busco sempre compreende o meu próximo. Chega meu coraçãozinho pula de alegria ao ouvir o nome dessa abordagem. São tantas coisas que eu poderia falar porem meu tempo está quase acabando, fora o medo que to aqui. E profissionalmente o sentido que ela tem pra mim é que eu acho interessante esperar no cliente, sem apressa as coisas, quero experienciar vivencias e fala para o cliente que eu estarei ali com ele e para ele, que vamos caminhar juntos, e que não haverá julgamentos.

É importante ter o respeito e interesse genuíno vindo do psicoterapeuta, que a criança possa  apresenta de fala ou interação terapêutica, ajudar a criança a se ajudar, ajudando para que ela encontre o próprio caminha da sua realidade, fortalecer o que é peculiar e especifico daquela criança e que faz sentido para ela, ter o material disponível e deixar livre para que traga o seu próprio material, e deixa-la livre na cessão de terapia.

A abordagem centrada na pessoa, não rotula os clientes sendo assim eles ver pessoas além do diagnostico, não importa o diagnostico e sim a pessoa que está em sofrimento, ajudando-as a enfrenta o que se passa enquanto pessoas e não rótulos

Os aspectos positivos do ser humano e no desenvolvimento de suas potencialidades.A consideração positiva incondicional correspondente em aceitar toda experiência trazida pela pessoa atendida do modo como ela sente e experimenta. A empatia é o exercício de se colocar no lugar do outro, se aproximando do contexto e das circunstâncias que envolvem a experiência do outro. E a congruência corresponde a expressar sinceramente seus sentimentos e intenções, incentivando esta experiência por parte da pessoa atendida.
a psicoterapeuta deveria falar para a professora ter calma pois ela ainda não conhecia a c
1.Pode-se definir Plantão Psicológico como um tipo de atendimento psicológico que se completa em si mesmo, realizado em uma ou mais consultas sem duração predeterminada, objetivando receber qualquer pessoa no momento de sua necessidade para ajudá-la a compreender melhor sua emergência e, se necessário encaminhá-la a outros serviços (Tassinari, 2003). Nesse sentido, à luz da Abordagem Centrada na Pessoa, aponte 03 (três) aspectos dessa relação terapêutica que faz da proposta do Plantão Psicológico uma atuação de promoção da saúde.Requer resposta. Texto de linha única.

(1.5 Pontos)

[pic 1]

2.As noções de empatia, consideração positiva incondicional e congruência, são o arcabouço de atitudes para um psicoterapeuta centrado no cliente. Considerando a teoria de Carl Rogers que embasa estas atitudes, descreva-as e argumente a importância de cada uma na relação psicoterapêutica.Requer resposta. Texto de linha única.

(1.5 Pontos)

[pic 2]

3.A escolha de uma abordagem por um psicoterapeuta é um encontro entre a visão de mundo descrita por um autor, com a forma de perceber o mundo, vivida por um psicoterapeuta. Desse modo, argumente, fundamentando teoricamente, qual o sentido de vivenciar o estágio clínico na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. Que sentido essa abordagem tem para você, como pessoa e como profissional?!Requer resposta. Texto de linha única.

(1 Ponto)

[pic 3]

4.A primeira coisa que um profissional precisa saber quando se compromete a atender uma criança em ludoterapia é algo simples. A criança não é um adulto, mas nem por isso deixa de ser uma pessoa única, que merece todo respeito e interesse genuíno pelo profissional. Sobre a ludoterapia centrada na criança aponte os princípios básicos que guiam o terapeuta em todos os seus encontros não-diretivos com a criança.Requer resposta. Texto de linha única.

(1.5 Pontos)

[pic 4]

5.Acerca da perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa, analise as afirmativas a seguir. I. A atitude de congruência significa que o profissional tem que ser, no encontro com o cliente, o mais próximo possível do que ele é em todas as suas relações. II. Consideração positiva incondicional: o psicólogo deve vivenciar atitudes positivas de aceitação para com o cliente, sem julgamentos ou reservas. III. Compreensão empática: refere-se à capacidade do profissional de abrir-se à possibilidade de experienciar, junto com o cliente, suas dores, angústias e apreensões, conservando a capacidade de afetar-se e de conseguir refletir claramente sobre essa experiência, a partir do ponto de vista dessa pessoa em sofrimento. Está(ão) corretas:Requer resposta. Opção única.

(0.5 Pontos)

[pic 5]I e II

[pic 6]II e III

[pic 7]I e III

[pic 8]I, II e III

[pic 9]II

6.Uma escola pública inclusiva de ensino fundamental matriculou um aluno com necessidades especiais, apresentando déficits intelectual e auditivo e necessitando de adaptações curriculares. A direção da escola havia recebido, recentemente, um grupo de pais questionando a presença de alunos com necessidades especiais na turma de seus filhos “normais e inteligentes”; segundo eles, o “atraso e a deficiência” desses alunos estava prejudicando o avanço pedagógico de seus filhos. Por outro lado, a professora da turma que irá receber o aluno com deficiência também foi procurar a psicóloga, apreensiva e com medo da chegada do aluno, pois não se sentia preparada para o desafio. Nesse caso, como seria a atuação da psicóloga, que trabalha embasada na Abordagem Centrada na Pessoa? Aponte as competências que ela poderia desenvolver e também mediar nos atores educativos.Requer resposta. Texto de linha única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com