TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Exames: A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter,multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidadedissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seuobjeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novasformas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida àrealização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes.Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteirasantes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidadeespecífica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale aafirmação CORRETA.

A)

A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suasdicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-seneles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica.B) A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de suaconstituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplosmétodos, que podem dialogar com outros saberes.

C) A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, têmreconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberesdiversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica emetodológica

.D) O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificulta a definição formal da psicologiacomo ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico,propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem.E) O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construiruma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológicodas ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como agenética.

Este é um grande desafio para todos os saberes na contemporaneidade.Especialmente em relação à Psicologia uma grande mudança de paradigmadeu-se em função da abertura do campo de atuação do psicólogo e danecessidade desse profissional sair de um espaço mais reservado eprivado, para os campos das políticas públicas e da invenção de novosfazeres. Trabalhar nessa perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridadeimplica, a todo momento, em transitarmos por espaços coletivos(diferentes Campos de atuação) e trocas com outros saberes, bem comodefender o espaço de Núcleo (saberes da Psicologia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com