TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Dissertações: A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

A Psicologia é uma ciência que reconhecidamente tem exercido um papel social de grande relevância, quer como área de conhecimento (que tem contribuído para compreensão dos problemas humanos), quer como campo de atuação (cada vez mais amplo e eficaz na intervenção sobre estes).

Segundo Antunes, há um grande desconhecimento do processo de desenvolvimento da Psicologia no Brasil, sendo um possível fator a falta de conhecimento da população da própria história de seu país, sendo ambas deixadas para segundo plano. Isso mostra que é preciso ter mais motivação em buscar a compreensão de como a Psicologia conquistou seu espaço como área de conhecimento e campo de prática no Brasil.

Sendo ressaltamos que é de fundamental importância que todos os profissionais e principalmente futuros profissionais de Psicologia estejam a par de toda a trajetória e a história do desenvolvimento desta profissão no Brasil. De maneira a ser não só um conhecimento a mais, e sim, uma construção de pensamentos e de reflexão a cerca da atual prática profissional e dos deveres e obrigações propostos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Por volta dos séculos XVIII e XIV é o período extraordinário que forma o contexto do surgimento da Psicologia moderna e também das metodologias em busca de respostas e os tipos de questionamentos que cerca a natureza humana, as técnicas que diferenciam a antiga disciplina filosófica da Psicologia moderna e que marcou o aparecimento da Psicologia como um campo de estudo independente e essencialmente científico.

Nos anos 70 e 80 foi fundamental para o rumo da profissão no Brasil, ela teve inicio em 1833 com a criação das faculdades de medicina do Rio de Janeiro e Bahia, a principio a medicina tinha a estratégia de fazer da psicologia uma especialidade médica, não havia institucionalização do campo psicológico, existiam pessoas interessadas no assunto, mas não havia profissionais em psicologia no século XIX. Em 1906 foi criado o primeiro laboratório, onde começava estudos de alguns temas psicológicos como processos de inteligências entre outros. A psicologia ainda que produzida dentro de outras áreas do saber como a medicina, aos poucos foi ganhando solo fértil para desenvolver-se, passa ter um conhecimento próprio, gradativamente foi sendo reconhecida como uma ciência autônoma. Em 1920 ocorreram as primeiras aplicações da psicologia relativa ao trabalho, mas foi em 1930 a 1962 que a psicologia se consolidou, como uma ciência capaz de orientar, formular técnicas e teorias, para o desenvolvimento social e político.

As guerras ocorridas na Europa, na metade do século XX, ajudaram a favorecer o desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados Unidos, e também com a vinda para esse país de muitos cientistas Europeus, principalmente os de origem judaica. Na Europa havia um olhar da Psicologia da Gestalt, essa veio trazendo todo seu conhecimento para os Estados Unidos onde havia campo para se trabalhar. Já nos Estados Unidos tinha sido implantado o behaviorismo de Watson e tinha toda uma construção no modo de vida e filosofia americana de ser.

A imigração também ocorreu no Brasil, mas em menor proporção com a vinda de Psicanalistas judeus por influência de Ernest Jones (1879-1958), foi um neuropsiquiatria e psicanalista, além de biógrafo oficial de Sigmund

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com