TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia: Ciência e Profissão

Por:   •  19/11/2019  •  Abstract  •  7.991 Palavras (32 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 32

Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.4 Brasília Dec. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932000000400008 

ARTIGOS

Psicossomática um estudo histórico e epistemológico

 

 

Ednéia Albino Nunes Cerchiari*

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Artigo originado da Dissertação de Mestrado “ Uma Contribuição ao Estudo da Relação Câncer de Mama e Alexitimia”1. Trata-se de um detalhado estudo teórico sobre o tema, abrangendo a psicossomática desde suas origens às abordagens atuais. Procura fazer um levantamento de quais doenças que se encontram sob esta denominação e qual o fator etiológico predominante se biológico ou psíquico. Analisa também a alexitimia em sua relação com a psicossomática. Sugerir ainda o termo somatopsicose como o mais indicado para referenciar as doenças designadas psicossomáticas.

Palavras-chave: Psicossomática, Alexitimia, Somatopsicose.


ABSTRACT

This article originated from the mastership dissertation “ A Contribution to the study on the relationship of breast cancer and alexithymia” . The detailed study about this teme shows the deasese psychosomatic from yours origin until now. This study shows yet which desease are called desease psychosomatic and which factor etiologic main and if the desease are biologic or psychic. This study analyses the alexitymia and yours relationship with psychosomatic. The author suggests the word somatic-psycosis with the best word to indicate deseases called deseases psychosomatics.

Keywords: Psychosomatic, Alexithymia, Somatic-psycosis.


 

 

O termo psicossomático, após séculos de estruturação, surgiu no século passado, através de Heinroth, com a criação das expressões psicossomática (1918) e somatopsíquica (1928). (Mello Filho, 1992).

No entanto, o movimento consolidou-se somente em meados deste século, através das contribuições pioneiras de Franz Alexander e da Escola de Chicago. Contudo, as dúvidas referentes à relação mente corpo continuam expressas na própria denominação “psicossomática” e ainda continua a ser usada por muitos estudiosos destes fenômenos.

Para Alexander, o termo psicossomático “deve ser usado apenas para indicar um método de abordagem, tanto em pesquisa quanto em terapia, ou seja, o uso simultâneo e coordenado de métodos e conceitos somáticos - de um lado e métodos e conceitos psicológicos por outro lado”. (Alexander, 1989, p.42).

A. Dias (1992, p.31), refletindo a relação entre sujeito e linguagem, começa por criticar o termo psicossomático. Afirma que é um termo gasto, pois “entrou no domínio do psiquiátrico e da medicina com uma tal amplitude que, se bem que criando um novo espaço de investigação, também o diluiu noutros espaços afins”. Propõe ainda que, “a partir de algumas indicações deixadas por Bion”, há necessidade de se interrogar quanto à inespecificidade do termo psicossomático e sua pertinência.

O termo psicossomático, na expressão mais comum, pode reportar-se tanto ao quesito da origem psicológica de determinadas doenças orgânicas, quanto às “repercussões afetivas do estado de doença física no indivíduo, como até confundir-se com simulação e hipocondria, onde toma um sentido negativo”. (Cardoso, 1995, p.5).

No sentido mais preciso, o termo circunscreve áreas específicas, sobreponíveis ou não, quando se refere à medicina psicossomática, doenças psicossomáticas ou psicossomática.

A denominação de medicina psicossomática, de acordo com seu campo epistemológico, “é um estudo das relações mente corpo com ênfase na explicação da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem psicológica dos sintomas corporais”. (Ekstermam, 1992, p.77).

Sami-Ali (1992, p.159) ao refletir sobre a ligação entre o orgânico e o relacional começa por distinguir medicina psicossomática e psicossomática. Assim, a medicina psicossomática é “uma maneira de introduzir variáveis psicológicas num domínio que se define como orgânico, adicionando variáveis psíquicas às variáveis orgânicas”.

A Psicossomática proposta por ele, no entanto, é um modelo teórico e uma metodologia específica, onde o somático é percebido em sua complexidade e não na falha psíquica. Desta forma, Sami-Ali inspira-se na psicanálise, mas a utiliza somente como ponto de partida “para a elaboração de outros conceitos” (Sami-Ali, loc. cit.), afastando-se, desta forma, dos modelos freudianos.

O conceito de doença psicossomática, sua classificação e diagnóstico, é outra questão polêmica. Halliday (1943,1945,1946,1948, cit. Alexander, 1989, p.43) propõe que a úlcera péptica, a artrite reumatóide, a hipertensão, o hipertireodismo essencial e outras estariam inclusos nas doenças psicossomáticas. O ponto de partida deste autor firma-se na hipótese de que o fator etiológico proeminente nestas doenças é o fator psicológico.

No entanto, Alexander2 (1989) diz que, teoricamente, “cada doença é psicossomática, uma vez que fatores emocionais influenciam todos os processos do corpo, através das vias nervosas humorais e que os fenômenos somáticos e psicológicos ocorrem no mesmo organismo e são apenas dois aspectos do mesmo processo”.

Portanto, a designação de psicossomática, devido a “seu esforço de delimitação e rigor no seu objeto e métodos”, foi distanciado-se cada vez mais da Medicina Psicossomática. No entanto, “isso não significa que se caminhe no sentido da síntese de um modelo psicossomático”, contudo situa-se numa “perspectiva específica no modo de encarar os fenômenos de doença”. E tampouco significa que se tenha resolvido antigas questões do impasse das teorias monistas e dualistas da relação corpo-espírito (Cardoso, 1995, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.1 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com