TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Clínica

Por:   •  7/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

1. Psicologia Clínica:

O psicologia clínica é o ramo mais comum de imaginar quando falamos em psicologia: um consultório calmo com um divã, talvez. Essas características são a visão mais comum do psicólogo clínico para a sociedade e são reais dentro da psicologia clínica clássica, mas não são as únicas. A psicologia clínica é uma prática em constante aperfeiçoamento e mudança, pois, embora o fato seja baseado em uma técnica objetiva, a técnica é aplicada no paciente e cada paciente é específico, então a maneira de aplicação é subjetiva. E sempre com o intuito de prover a saúde (geralmente, saúde mental) e bem estar do paciente.

1.1. Campo de Atuação do Psicólogo Clínico:

Embora o termo “psicologia clínica” remeta quase que instantaneamente ao consultório e ao divã, o psicólogo clínico pode trabalhar em hospitais, universidades, clínicas ou no clássico consultório particular. O psicólogo clínico também pode atuar sozinho no consultório particular ou em uma equipe multidisciplinar num hospital, por exemplo, buscando maneiras de melhor atender ao paciente.

1.2. Atuação do Psicólogo Clínico:

O psicólogo clínico atua especificamente na área da saúde, buscando colaborar na compreensão dos processos inter e intrapessoais, com enfoque na prevenção ou cura. O profissional dessa área realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento e psicoterapia, que pode ser individual ou não, utilizando diversas abordagens; entrevistas, aconselhamento e colabora na construção de programas de pesquisa ou educacionais, atuando direta ou indiretamente em diversos campos.

1.3. Clientela do Psicólogo Clínico:

O campo de atuação da psicologia clínica é um dos maiores dentro da psicologia, pois o psicólogo pode atuar tratando da saúde mental da criança, do adulto ou da terceira idade, lidando com problemas de aprendizagem, distúrbios emocionais, problemas com drogas e o cuidado com a saúde mental. Ou seja, o psicólogo clínico não tem um perfil social ou etário de clientela, qualquer pessoa pode estar sujeita a um transtorno psicológico do mais variado grau.

1.4. Faixa salarial do Psicólogo Clínico:

A média salarial do psicólogo clínico varia bastante de acordo com o acúmulo de especializações que ele pode ter e também de acordo com a região do Brasil onde atende. Em grandes centros urbanos, a média é significantemente maior chegando a 10mil, enquanto a média nacional fica em R$2.500,00 (de acordo com o catálogo da Catho). A renda do psicólogo clínico também varia com a quantidade de empregos que exerce.

1.5. Formação do Psicólogo Clínico:

Por se tratar da área mais comum da psicologia, a Psicologia Clínica está bastante presente em todo o curso de bacharelado de psicologia. Mesmo assim, existe a pós-graduação de Especialista em Psicologia Clínica e o Título de Profissional Especialista em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia, que é obtido depois de dois anos de experiência comprovada de atuação no mercado e da aprovação num concurso com exames práticos e teóricos oferecido pelo CFP.

1.6. Contribuição do Psicólogo Clínico:

A psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com